Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Novo Fap
fechar

Área para Clientes

Antes de instalar o FAP – Formulário para Apresentação de Proposta certifique-se de ter lido atentamente a chamada pública à qual irá se candidatar. As oportunidades disponíveis no momento encontram-se na seção Chamadas Públicas.


Requisitos Mínimos

CPU: Processador 400mhz, ou superior (recomendado 800mhz).Somente para processadores com barramento de 32 bits. 
Memória RAM: 64MB, ou superior. (Recomendado 128MB).
Sistema Operacional: Windows 98, ME, 2K, XP, Vista ou 7. (Ainda incompatível com o Linux e MAC).
Espaço em Disco: 50MB disponível.(Recomendado 70MB). 
Opções Regionais e de Idiomas: devem estar ajustadas para Português (Brasil)
Conexão direta com a Internet: para a atualização automática do sistema, instalação de demandas e envio das propostas. (Obs.: o FAP não funciona em ambientes com proxy ou proxy autenticado). Caso haja firewall é necessário que seja liberada a porta 80 para os servidores 200.159.251.25 e 200.159.251.22

 

Como instalar o FAP

Para preencher formulários e submetê-los à Finep é necessário instalar o FAP em seu computador. Para instalar o FAP é necessário baixar o instalador do programa no link ao final da página. Quando perguntado se deseja salvar ou executar o arquivo, opte por salvar. Em seguida, execute o arquivo que foi baixado e siga os passos do assistente de instalação. Ao final do processo de instalação aparecerá na área de trabalho o ícone para executar o programa

 

Como instalar a demanda

Para instalar a demanda (arquivo específico referente à chamada pública escolhida) é necessário que seu computador esteja conectado à internet, pois o FAP realiza o download dos arquivos necessários automaticamente. Caso haja um Firewall instalado na sua máquina, o download não será possível e aparecerá a seguinte mensagem:

"Não foi possível estabelecer conexão com a internet para instalar a lista de Demandas Disponíveis. Verifique se sua máquina está conectada à internet ou se existe algum dispositivo de segurança bloqueando o acesso do FAP. Entre em contato com o suporte de informática de sua instituição/empresa"

O suporte de informática de sua própria instituição/empresa poderá tomar as medidas necessárias para habilitar o download. 
Em caso de dúvidas, consulte o Guia de Instalação do FAP.

 

Preenchimento

Antes de entrar em contato com a Finep, verifique se sua dúvida encontra-se na relação de dúvidas frequentes do FAP.

Para outras dúvidas, consulte o Serviço de Atendimento ao Cliente da Finep: sac@finep.gov.br

 

Download

Download do arquivo (Versão Atual: 3.1.2.30 - 24/09/2013)

Rio de Janeiro

Av. Rep. do Chile, 330
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares - Torre Oeste  - Centro
CEP: 20031-170
(21) 2555-0330

Praia do Flamengo, 200 - 3º andar  - CEP: 22210-065
(21) 2555-0330

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000
(11) 3847-0300

Brasília

SCN QD. 02 Bl. "D", Torre A, Sala 1102 - Centro Emp. Liberty Mall
CEP: 70712-903
(61) 3035-7150