Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Acessibilidade
fechar

Acessibilidade significa permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, além de permitir o uso destes por todas as parcelas da população.

Na Internet, o termo acessibilidade refere-se também a recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos sítios, independente de possuírem alguma deficiência ou não. Essas recomendações passam pelo tamanho e cor da fonte, localização dos espaços clicáveis,facilidade de disponibilização de conteúdo e outras sugestões relativas até aos códigos das páginas (HTML e CSS, entre outros).

O Portal Finep foi desenvolvido de forma a oferecer seu conteúdo a todas as pessoas, sejam elas com ou sem deficiência. A barra de acessibilidade acima do menu principal contém botões para aumentar, diminuir e voltar as fontes ao tamanho padrão do portal, e também, alterar o tom das cores de forma a realçar o conteúdo em detrimento do fundo da tela. Além disso, há alguns atalhos que podem ser utilizados pelos usuários de modo a facilitar a navegação pelo Portal. Com essas funcionalidades, os usuários do Portal Finep podem utilizar o site com mais facilidade.

Veja abaixo a listagem de atalhos do sítio:

Atalhos de acessibilidade

Atalho = Função
ALT + 0 = Redireciona o usuário para a página de acessibilidade
ALT + 1 = Redireciona para o conteúdo da página
ALT + 2 = Redireciona para o menu principal
ALT + 3 = Direciona o foco para o campo de busca
ALT + 4 = Redireciona o usuário para a página inicial
ALT + 5 = Aplica ou retira o alto contraste
ALT + 6 = Diminui fonte
ALT + 7 = Aumenta fonte

Leis e decretos sobre acessibilidade:
Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004
Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009