Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados.
fechar

A Finep

A Finep

 

 Cores da Terra 2
Divulgação

A variedade de tipos de solo existentes no Brasil chama atenção, sobretudo sob a ótica de um grupo formado por professores e pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Juntos, eles tocam há mais de 12 anos o projeto Cores da Terra, que tem como principais objetivos a produção e aplicação de tintas fabricadas com pigmentos de solos. A iniciativa, que começou em Viçosa, Minas Gerais, se estendeu para mais de 30 municípios do Espírito Santo e hoje está presente em outros estados brasileiros, incluindo Amazonas, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina São Paulo e Rio Grande do Sul.

As primeiras oficinas e cursos de capacitação oferecidos pelo projeto eram voltados principalmente para agricultores familiares, artesãos e pintores locais. A técnica, contudo, foi assimilada em um segundo momento por artesãos e artistas plásticos, que passaram a substituir tintas convencionais pelas produzidas à base de terra e pigmentos naturais. A variedade e qualidade das tintas impressionam. Três tipos de solo podem ser considerados as cores primas desse tipo de tinta: avermelhado, amarelado e branco. Deles, contudo, é possível chegar a combinações infinitas. A durabilidade das pinturas ainda não está definida, mas, de acordo com os autores do projeto, existem residências que foram pintadas entre 2009 e 2010 que ainda apresentam boa qualidade.

Durante o processo de consolidação do Cores da Terra, aconteceram duas das maiores conquistas da história do projeto. Em 2009, o primeiro lugar na categoria Tecnologia Social da região Sudeste do Prêmio Finep, que rendeu um aporte de aproximadamente R$ 500 mil e permitiu a ampliação das oficinas para outros estados. Alguns anos depois, a validação das tintas da terra pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), reforçando ainda mais a qualidade do material.

 

Cores da Terra 3
Divulgação

 

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE