A Ponte Rio-Niterói é a principal ligação existente entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, além do interior do estado do Rio – sobretudo a Região dos Lagos e litoral Norte Fluminense. Inaugurada em 4 de março de 1974, a maior ponte do Hemisfério Sul teve seu estudo de viabilidade financiado pela Finep.
A obra é um marco da engenharia nacional e detém recordes importantes, como ter maior vão em viga contínua do mundo e ser uma das maiores pontes do planeta em volume espacial (área construída). Grandioso, o projeto pode ser dividido em três seções principais: a ponte sobre a baía da Guanabara e as vias de acesso nas cidades do Rio e de Niterói. Engenheiros apontam os nove quilômetros erguidos sobre o mar como a parte mais complexa de toda a construção, por ter envolvido perfuração do subsolo oceânico na busca por um terreno rochoso que suportasse a estrutura da ponte.
Para fazer de carro a travessia Rio-Niterói antes da inauguração da ponte, era preciso dar a volta na Baía de Guanabara ou pegar uma grande barca, que transportava 54 veículos por vez, o que poderia levar até duas horas entre esperas e transporte.