Internos
Código de Conduta dos Agentes de Ouvidoria
O Código de Conduta dos Agentes de Ouvidoria é o instrumento adequado para definir princípios, valores, diretrizes e especificidades para a conduta profissional de todos aqueles que atuam na unidade de ouvidoria da Finep.
N-GES-004-12 – Norma de Gestão da Ouvidoria
Define os critérios e as regras para o cumprimento do papel institucional da Ouvidoria, conforme as competências definidas no Estatuto Social e no Regimento Interno da Finep.
IT-GES-002-12 – Tratamento de Manifestações encaminhadas à Ouvidoria
Estabelece os procedimentos para tratamento das manifestações encaminhadas à Ouvidoria (comunicação de irregularidade, denúncia, elogio, reclamação, solicitação e sugestão).
P-GES-013-21 – Política de Divulgação de Informações
Explicita as diretrizes de transparência ativa e passiva para a Finep, buscando alinhamento às melhores práticas de divulgação de informações, em conformidade com a legislação aplicável.
Promove a ampla divulgação das informações de interesse público, pautada nas necessidades dos parceiros de negócios e da sociedade em geral.
Dá cumprimento ao dever de prestação de contas previsto no parágrafo único do artigo 70, da Constituição Federal.
Norma de Tipificação e Acesso e à Informação
N-GES-005-12 – Norma de Tipificação e Acesso e à Informação
Anexo I – Tipificação das Informações Pessoais e Restritas
Anexo II – Rótulo das Informações Tipificadas
Anexo III – Pedido de Controle de Informação
Anexo IV – Termo de Confidencialidade
Estabelece os procedimentos e critérios relativos à tipificação e ao acesso à informações no âmbito da Finep, com base nos princípios da publicidade e da transparência conforme previstos na Lei de Acesso à Informação – LAI.
Externos
Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal – SisOuv
Portaria 581/2021 – Orientações para o exercício das competências das unidades do SisOuv
Portaria 1.181/2020 – Procedimentos relativos ao titular de ouvidoria no âmbito do SisOuv
Instrução Normativa 7/2019 – Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias
Proteção de dados pessoais
Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Simplificação de serviços públicos
IN Conjunta nº 1/2018 – Procedimentos de simplificação de serviços públicos
Proteção e defesa do usuário de serviços públicos
Decreto 9.492/2018 – Regulamenta a Lei de Proteção e Defesa do Usuário de Serviços Públicos
Decreto 9.094/2017 – Regulamenta dispositivos da Lei 13.460/2017 e outros
Lei 13.460/2017 – Lei de Proteção e Defesa do Usuário de Serviços Públicos
Âmbito Estatal Federal
Resolução CGPAR/MGI 47/2023 – Altera a Resolução CGPAR nº 44/2022
Resolução CGPAR 44/2022 – Estabelece diretrizes de governança das empresas estatais
Resolução CGPAR 21/2018 – Nomeação e destituição dos titulares máximos não estatutários
Acesso à informação
Decreto 11.529/2023 – Institui o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação
Decreto 11.528/2023 – Institui o Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção
Decreto 11.527/2023 – Altera o Decreto nº 7.724/2012
Resolução CMRI 1/2012 – Aprova o Regimento Interno da Comissão Mista de Reavaliação de Informações
Decreto 7.724/2012 – Regulamenta a Lei de Acesso à Informação (LAI)
Lei 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação (LAI)
Diretrizes Nacionais sobre Empresas e Direitos Humanos
Decreto 9.571/2018 – Estabelece as Diretrizes Nacionais sobre Empresas e Direitos Humanos