- Formulário de Prestação de Contas (atualizado em 09/06/2014)
- Formulário de Remanejamento (atualizado em 13/02/2014)
- Declaração (atualizado em 13/06/2014)
Antes de instalar o FAP – Formulário para Apresentação de Proposta certifique-se de ter lido atentamente a chamada pública à qual irá se candidatar. As oportunidades disponíveis no momento encontram-se na seção Chamadas Públicas.
CPU: Processador 400mhz, ou superior (recomendado 800mhz).Somente para processadores com barramento de 32 bits.
Memória RAM: 64MB, ou superior. (Recomendado 128MB).
Sistema Operacional: Windows 98, ME, 2K, XP, Vista ou 7. (Ainda incompatível com o Linux e MAC).
Espaço em Disco: 50MB disponível.(Recomendado 70MB).
Opções Regionais e de Idiomas: devem estar ajustadas para Português (Brasil)
Conexão direta com a Internet: para a atualização automática do sistema, instalação de demandas e envio das propostas. (Obs.: o FAP não funciona em ambientes com proxy ou proxy autenticado). Caso haja firewall é necessário que seja liberada a porta 80 para o servidor 179.107.46.12
Segue abaixo instruções para envio eletrônico, caso o cliente esteja utilizando Windows 10.
Acesse este link ( http://fap.finep.gov.br/envioFAP2005/f_enviarProposta.jsp ) diretamente e envie o arquivo .fapml da proposta.
Salve e imprima o recibo que será gerado, pois como o envio está sendo feito por fora do programa FAP, a impressão da proposta não gerará registro de envio na capa.
Para preencher formulários e submetê-los à Finep é necessário instalar o FAP em seu computador. Para instalar o FAP é necessário baixar o instalador do programa no link ao final da página. Quando perguntado se deseja salvar ou executar o arquivo, opte por salvar. Em seguida, execute o arquivo que foi baixado e siga os passos do assistente de instalação. Ao final do processo de instalação aparecerá na área de trabalho o ícone para executar o programa
Para instalar a demanda (arquivo específico referente à chamada pública escolhida) é necessário que seu computador esteja conectado à internet, pois o FAP realiza o download dos arquivos necessários automaticamente. Caso haja um Firewall instalado na sua máquina, o download não será possível e aparecerá a seguinte mensagem:
"Não foi possível estabelecer conexão com a internet para instalar a lista de Demandas Disponíveis. Verifique se sua máquina está conectada à internet ou se existe algum dispositivo de segurança bloqueando o acesso do FAP. Entre em contato com o suporte de informática de sua instituição/empresa"
O suporte de informática de sua própria instituição/empresa poderá tomar as medidas necessárias para habilitar o download.
Em caso de dúvidas, consulte o Guia de Instalação do FAP.
Antes de entrar em contato com a Finep, verifique se sua dúvida encontra-se na relação de dúvidas frequentes do FAP.
Para outras dúvidas, consulte o Serviço de Atendimento ao Cliente da Finep: sac@finep.gov.br
Download do arquivo
A partir do novo modelo de análise Finep 30 Dias, em vigor a partir de 3 de setembro de 2013, as empresas devem fornecer todas as informações para análise, contratação, acompanhamento e prestação de contas dos projetos por meio do Portal Empresa.
- Veja intruções e mais detalhes no site do Finep 30 Dias
Para as Solicitações de Financiamento processadas antes da instituição do novo modelo e do Portal Empresa, as empresas deverão utilizar os formulários abaixo:
- Formulário de Prestação de Contas de Contratos Reembolsáveis (atualizado em 09/06/2014)
- Formulário de Remanejamento (atualizado em 13/02/2014)
- Declaração (atualizado em 13/06/2014)
Antes de instalar o FAP – Formulário para Apresentação de Proposta -, certifique-se de ter lido atentamente a chamada pública à qual irá se candidatar. As oportunidades disponíveis no momento encontram-se na seção Chamadas Públicas. Veja como instalar o FAP e a demanda e quais os requisitos mínimos de sistema. No caso de problemas com o download, entre em contato com o SEAC - Serviço de Atendimento ao Cliente, por meio do e-mail: sac@finep.gov.br.
Acompanhamento técnico (Financiamento Não Reembolsável a ICTs)
Relatório técnico para Centros Nacionais Multiusuários, versão em formato aberto.
CT-INFRA: Formulários para o acompanhamento técnico de convênios PROINFRA
Modelo de Relatório Técnico Parcial
Relatório Técnico Parcial parte A - Geral
Relatório Técnico Parcial parte B - Subprojeto
Relatório Técnico Parcial Sem Subprojeto
Modelo de Relatório Técnico Final - Financiamento Não Reembolsável a ICTs
Relatório Técnico Final parte A
Relatório Técnico Final parte B - Subprojeto
Relatório Técnico Final Sem Subprojeto
Documentação relativa a projetos com obras apoiadas pela Finep – Atualizada em Dezembro de 2024
A apresentação da documentação de projetos de obras, no âmbito das operações não reembolsáveis, deverá seguir a orientação abaixo:
Orientação para encaminhamento de documentação relativa a projeto de obras
Os modelos de anexos citados no documento de orientação são apresentados abaixo:
Anexo II – Declaração do Responsável Técnico do Projeto
Anexo III – Declaração de Posse da Documentação do Projeto
Anexo IV – Declaração de Obras/Serviços de Engenharia de Pequeno Porte e sem Complexidade Técnica
Anexo V – Declaração de Atualização do Orçamento do Item de Obra
Anexo VI - Declaração de Assunção de Obrigação quanto ao Aporte de Recursos Adicionais
Anexo VII - Declaração de Equivalência de Endereço do Imóvel
Anexo VIII - Declaração de Desnecessidade de Licença Ambiental
SOS Equipamentos: Formulários para o acompanhamento técnico de convênios SOS Equipamentos
Modelo de Relatório Técnico Final
Relatório Técnico Final SOS parte A - Geral
Relatório Técnico Final SOS parte B - Subprojeto
Relatório Técnico Final SOS Sem Subprojeto
Sede:
Praia do Flamengo 200, 1º andar
CEP: 22210-901
Rio de Janeiro - RJ
Envio de correspondências para Finep: exclusivamente por meio eletrônico para cp_protocolo@finep.gov.br.
(21) 2555-0330
Outros endereços e telefones da Finep.