Nesta seção encontra-se uma relação de livros disponíveis sobre o assunto.
AGUILAR, Francis J. A ética nas empresas: maximizando resultados através de uma conduta ética nos negócios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
AMOEDO, Sebastião. Ética do trabalho: na era pós-qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
ARRUDA, Maria Cecília C. de; WHITAKER, Maria do Carmo; RAMOS, José Maria R. Fundamentos da ética empresarial e econômica. São Paulo: Atlas, 2005.
ARRUDA, Maria Cecília C. de; Código de ética: um instrumento que adiciona valor. São Paulo: Negócio Editora, 2002.
ASHLEY, Patrícia A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005.
BARBOSA, Lívia. Igualdade e meritocracia: A ética do desempenho nas sociedades modernas. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas-RJ, 1999.
BRASIL. Comissão de Ética Pública. Desvios éticos: risco institucional. Brasília: ESAF, 2002.
BRASIL. Comissão de Ética Pública. Encontros entre meios e fins: a experiência da Comissão de ètica Pública. Brasília: ESAF, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Capacitação para comitês de ética em pesquisa. Brasília: [s.n.], 2006. 2v.
FERREL, O. C.; FRAEDRICH, J.; FERREL, L. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos. São Paulo: Reischmann & Affonso, 2001.
Finep. AUDI. Código de ética dos auditores internos da Finep. Rio de Janeiro: [s.n.], 2005.
INSTITUTO ETHOS. Formulação e implantação de código de ética em empresas –reflexões e sugestões. São Paulo: Instituto Ethos, 2000.
__________. Reflexão – A ética e a formação de valores na sociedade. São Paulo: Instituto Ethos, ano 4, no. 11, out. 2003.
__________. Reflexão – Diálogo sobre ética. São Paulo: Instituto Ethos, ano 3, no. 6, fev.2002.
__________. Reflexão – Ética e valores nas empresas: em direção às corporações éticas. São Paulo: Instituto Ethos, ano 4, no. 10, out. 2003.
KÜNG, Hans. Uma ética global para a política e a economia mundiais. Petrópolis: Vozes, 1999.
LOBOS, Julio. Ética & negócios. São Paulo: Instituto da Qualidade, 2003.
MOREIRA, J.M. A ética empresarial no Brasil. São Paulo: Thomson, 2002.
NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.
NASH, Laura. Ética nas empresas : um guia prático para soluções de problemas éticos nas empresas. São Paulo: Makron Books, 2001.
PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL ÉTICA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO, 2001, Brasília. 2002. Brasília. Anais. Brasília: ESAF, 2002. 3v.
SILVA, J.C.; SUNG, J.M. Conversando sobre ética e sociedade. Petrópolis: Vozes, 1998.
SINGER, Peter. Ética prática. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
SOLOMON, Robert. A melhor maneira de fazer negócio: como a integridade pessoal leva ao sucesso corporativo. São Paulo: Negócio Editora, 2000.
__________. Ética e excelência: cooperação e integridade nos negócios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: a gestão da reputação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
__________. Ética Empresarial: posturas responsáveis nos negócios, na política e nas relações pessoais. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
__________. Poder, cultura e ética nas organizações: o desafio das formas de gestão. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
TEIXEIRA, Nelson G. A ética no mundo da empresa. São Paulo: Thomson, 1998.
Sede:
Praia do Flamengo 200, 1º andar
CEP: 22210-901
Rio de Janeiro - RJ
Envio de correspondências para Finep: exclusivamente por meio eletrônico para cp_protocolo@finep.gov.br.
(21) 2555-0330
Outros endereços e telefones da Finep.