Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep participa com estande da Mostra BID Brasil, importante evento da indústria de defesa e segurança
fechar
Compartilhar

Mostra bid brasil

Diretoria da Finep acompanha ministros da Defesa e do MCTI em visita aos estandes 

Considerado o maior evento da base industrial de defesa e segurança do Brasil, a Mostra BID Brasil está sendo realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, com apoio da Apex-Brasil, no período de 6 a 8 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A Mostra é uma importante ação para demonstrar aos principais stakeholders a variedade e qualidade dos produtos de defesa e segurança da indústria nacional. Diversas tecnologias que estão sendo apresentadas contaram com o apoio dos instrumentos da Ciência, Tecnologia e Inovação da Finep, do MCTI e de suas agências.

O presidente da Finep, Waldemar Barroso, participou ao lado dos diretores de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Marcelo Bortolini, e de Inovação, Otávio Burgardt, da abertura do evento, que contou com a presença dos ministros Paulo Alvim (MCTI), e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa).

O diretor de Inovação da Finep, Otávio Burgardt, fez uma palestra técnica no dia 7-12, onde apresentou os instrumentos de financiamento e os investimentos realizados pela Finep, nos últimos dois anos, na área da Defesa. Dos setores Aeronáutico, Espacial e de Defesa, a Finep recebeu, nos anos de 2021 e 2022, encomendas de 48 projetos, no total de R$ 787 milhões. Foram lançados, ainda, pela Financiadora, cinco editais de subvenção econômica que ofertaram recursos da ordem de R$ 678 milhões para: Desenvolvimento de protótipo de foguete de capacitação e treinamento; Satélite de pequeno porte de observação da terra; Veículo de pequeno porte para lançamento de nano e/ou microssatélites; Plataformas Demonstradoras Aeronáuticas e uma chamada específica de Inovações para a Base Industrial de Defesa, cujo resultado final acaba de ser divulgado.

BID Burgardt

Otávio Burgardt, diretor de Inovação da Finep, fala de investimentos em C,T&I

Sobre o evento

Além de reunir os maiores players do mercado, a Mostra BID-Brasil promove uma agenda de negócios, networking e é marcada por constantes inovações tecnológicas. Este ano, o evento conta um espaço de 5 mil m², o que permitiu criar mais uma ala para expositores. A última edição reuniu mais de 3 mil pessoas e contou com 80 expositores e 38 apoiadores institucionais.

A Mostra une empresários que trabalham em parceria com o Governo Federal, e tem como objetivo apresentar o estado da arte das tecnologias, os serviços de uma pequena mostra daquilo que se pode fazer. Além disso, permite que parlamentares, membros das Forças Armadas, embaixadores e adidos militares – brasileiros e estrangeiros, universitários, jornalistas e formadores de opinião - conheçam as últimas tecnologias para defesa naval, terrestre e aérea, além de produtos e serviços direcionados à Segurança Pública, verificando como tais tecnologias estão sendo aplicadas no dia a dia da sociedade. É um setor que tem um avanço tecnológico constante, muita pesquisa, muito desenvolvimento, e faz uma integração muito grande entre a área industrial e a área governamental.