Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep/MCTI assina primeiro contrato de financiamento que utilizará a TR em substituição à TJLP
fechar
Compartilhar

delta foto

A Finep Inovação e Pesquisa, empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), acaba de assinar o primeiro contrato de financiamento reembolsável, que terá como indexador, na remuneração, a Taxa Referencial (TR), em substituição à TJLP. As condições operacionais da Finep foram alteradas recentemente para atendimento à Medida Provisória 1.136 de 2022. E a boa notícia é que os empréstimos estão mais atrativos para as empresas, o que não deixa de ser um estímulo a mais ao desenvolvimento da inovação de maior relevância e risco tecnológico.

Ao todo serão destinados R$ 145 milhões, em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), para a empresa Delta Indústria Cerâmica S/A. O financiamento é para viabilizar uma nova planta de revestimentos cerâmicos em grandes formatos, com medidas acima de 120 cm. O projeto terá como diferencial a integração das etapas da produção, via tecnologias da indústria 4.0, com comunicação entre os vários equipamentos para fornecimentos de dados em tempo real, e a flexibilidade, com a modificação dos setups de produção de forma imediata e integrada entre as etapas.

As novas condições de financiamento ficaram mais simples, pois preveem taxa única – TR mais 3%, mais o spread de risco- para as linhas principais da Finep. Os prazos de carência e amortização, assim como a participação da Financiadora no valor total do projeto continuarão a depender do grau, da relevância da inovação e do risco tecnológico envolvido no desenvolvimento da pesquisa.

Veja aqui a tabela completa e as novas Condições Operacionais da Finep no financiamento a empresas inovadoras.