Diretor André Godoy e superintendente Marcelo Camargo, durante o Green Rio
O segundo dia do Green Rio, evento que discute a Bioeconomia na América Latina e na Amazônia, contou com apresentação do superintendente da APDT – Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento da Finep, Marcelo Camargo, no painel German-Brazilian Bioeconomy Workshop. No dia 25/11, durante a abertura, o presidente em exercício da Finep e diretor administrativo, André Godoy, destacou a importância do evento no atual contexto em que “economia e sustentabilidade não podem andar separados”. Veja aqui.
Representando o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Marcelo Bortolini, Camargo fez um balanço da parceria Brasil e Alemanha que resultou na chamada conjunta lançada em 2020, sob o título “Soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do Brasil e da Alemanha em projetos de Bioeconomia”.
Em um breve histórico sobre a cooperação da Finep com seus pares alemães, Camargo destacou a importância da parceria Brasil-Alemanha e a necessidade de se estabelecer um fluxo contínuo de novos acordos para evitar os grandes hiatos observados no passado — o primeiro acordo firmado entre a Finep e a DFG alemã data de 2006. O segundo memorando de entendimento foi assinado somente em 2019, com as agências alemãs Forschungszentrum Jülich GMBH-FZJ e Fachagentur Nachwachsende Rohstoffe – FNR, resultando na chamada pública lançada em 2020.
Ressaltou ainda a importância de futuras chamadas terem como tema central ativos da biodiversidade brasileira para o desenvolvimento de materiais com menos impacto social e ambiental. E citou como exemplo a macaúba, coco de uma palmeira brasileira, cujo endocarpo — parte interna da fruta —, pode ser usado em substituição a agregados do concreto tradicional, na fabricação da argamassa e concreto permeável.
Em sua nona edição, o Green Rio tem como objetivo consolidar o Brasil como um país estratégico no campo da Bioeconomia — área do conhecimento dedicada ao consumo consciente em equilíbrio com o meio ambiente e recursos naturais —, no cenário mundial.
Na edição de 2021, o evento volta em formato híbrido, presencial na Marina da Glória no Rio de Janeiro e por transmissão online, de 25 a 27 de novembro. Além de conhecer produtores comprometidos com alimentação saudável e desenvolvimento sustentável, o público tem acesso gratuito às conferências com palestrantes brasileiros e de outros países.
A Finep é patrocinadora do evento que, desde 2012 vem se firmando como plataforma de negócios reunindo expositores, palestrantes e representantes da economia verde. Para se inscrever e assistir às últimas conferências online basta acessar http://www.greenrio.com.br/.