Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Webinar da ABDE, com participação da Finep, debate inovação e sustentabilidade em parceria com Pacto Global, CEPAL e CNI.
fechar
Compartilhar

finepabde

O uso de tecnologias e avanços científicos para impulsionar o desenvolvimento sustentável do Brasil foram os temas centrais do evento "Ciência, Tecnologia e Inovação para Agenda 2030", compromisso global promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) assumido por 193 países.

Líderes de setores empresariais, especialistas da academia, governo, organismos internacionais e sociedade civil se juntaram em Webinar, nos dias 23 e 24/11, para discutir objetivos concretos dentro desse foco científico e tecnológico. A liderança foi da ABDE em parceria com Pacto Global, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O UOL transmitiu a iniciativa.

O evento contou com a presença do presidente em exercício da Finep e diretor administrativo, André Godoy, que mediou uma das mesas e também é diretor da ABDE.

O papel do Estado como incentivador e fomentador financeiro para o avanço das áreas de pesquisa científicas e tecnológicas promovidas pelo setor empresarial deu o tom de quase todas a falas. Para o MCTI, a inovação é uma atividade de riscos e o Estado tem que entrar nisso dando apoio e subsídios econômicos para estimular o crescimento do país nesses setores.

No primeiro dia, o evento discutiu temas como a interação entre universidade e empresa para Ciência, Tecnologia e Inovação e a formação de líderes inovadores e negócios do futuro para a Agenda 2030. Os debates tiveram a participação de especialistas como a CEO e diretora executiva do Pacto Global das Nações Unidas, Sanda Ojiambo, e a representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch.

No segundo dia, o debate de abertura discutiu as perspectivas sobre os caminhos rumo à inovação para a sustentabilidade, com a participação de dois executivos da Associação: o presidente da ABDE e do BDMG, Sergio Suchodolski, e André Godoy.

Participaram, ainda, a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, o empresário-líder da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) da CNI, Pedro Wongtschowski, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral.

Na sequência, especialistas abordaram experiências concretas de iniciativas inovadoras com sustentabilidade. O webinar contou com a participação de Adalberto Maluf, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE); Adriana Carvalho, CEO da Generation Brazil; Bernardo Gradin, fundador e presidente da GranBio; Mercedes Bustamante, professora da UnB e membro da Academia Brasileira de Ciência; e a mediadora Fabiana Uchinaka, jornalista e editora-chefe de Tilt, o canal de ciência e tecnologia do UOL.