O projeto INCOBRA lançou recentemente uma chamada para selecionar cinco redes bilaterais de cooperação em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) entre Brasil e União Europeia. O objetivo é promover e fortalecer a cooperação mútua entre os atores, consolidando um quadro de parceria a longo prazo.
O consórcio internacional fornecerá uma série de serviços de consultoria para as redes escolhidas a fim de acompanhar as etapas iniciais, orientando e aconselhando-as, dando suporte em suas atividades, promovendo a interação e facilitando sua integração. Cada rede receberá recursos não-reembolsáveis no valor de 19.500 € (aproximadamente R$ 73 mil) para a organização de reuniões de trabalho e despesas de viagem de seus representantes.
Essas redes podem englobar centros de excelência, centros de competência, clusters, plataformas tecnológicas, parceiras para inovação, comunidades de inovação, pequenas e médias empresas, universidades, incubadoras/aceleradoras de negócios, parques científico-tecnológicos, centros de pesquisas, entre outros.
A chamada selecionará grupos que atuem dentro das seguintes áreas prioritárias: Bioeconomia, Segurança alimentar e Agricultura Sustentável; Energia; Saúde e urbanização sustentável; Tecnologias da Informação e Comunicação; e Pesquisa Marinha.
Os candidatos poderão enviar suas propostas até 15 de dezembro.
Para mais informações, acesse https://www.incobra.eu/en/object/call/444 ou entre em contato com o Serviço de Assistência do INCOBRA: https://www.incobra.eu/helpdesk
O projeto INCOBRA integra um dos subprogramas do Horizonte 2020, iniciativa da União Europeia que tem como objetivo financiar projetos de pesquisa e inovação até 2020.
O consórcio, formado por sete instituições brasileiras e sete europeias, visa identificar gargalos e propor soluções que facilitem a cooperação entre os atores dos sistemas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) brasileiro e europeu.
A Finep, junto à SPI (Sociedade Portuguesa de Inovação), uma consultoria especializada na execução de projetos/editais da União Europeia focados C,T&I, atua como líder da coordenação e gerência geral do projeto.