No dia 14/6, durante o Global Innovation Summit 2024, em Istambul, Turquia, a Finep assinou acordo para apoiar a participação de empresas brasileiras nos programas da Rede Eureka. Dessa forma, poderá financiar o desenvolvimento de novos produtos processos ou serviços por meio de projetos cooperativos com empresas dos países da Rede e promover a melhor inserção da indústria brasileira em cadeias globais de valor.
Na cerimônia de assinatura, o presidente da Finep, Celso Pansera, foi representado pelo gerente do Departamento de Cooperação Internacional, Alexandre Barragat, e a Rede Eureka pelo presidente Ismail Doğan (foto).
Na mesma cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guila Calheiros, e o ministro Adjunto da Industria e Tecnologia da Turquia assinaram Declaração Conjunta de Intenções para a efetiva associação do Brasil.
"Concluímos hoje em Istambul uma longa trajetória de tratativas com a Rede Eureka que envolveu visitas de delegação para nos conhecer e a nossos parceiros. O gerente de Cooperação Internacional da Finep nos informou hoje, direto da Turquia, que estamos sendo procurados por países da América Latina e Europa para parcerias. Com isso, a Finep dá mais um passo importante e se eleva no cenário global para promover a inovação", afirma Celso Pansera, presidente da Finep.
O Brasil foi aceito como membro da Eureka em reunião na em abril passado, em Esmirna, Turquia, quando a missão brasileira, composta pelo chefe de gabinete da Finep, Fernando Peregrino, o chefe do Departamento de Cooperação Internacional, Alexandre Barragat, e a assessora da Diretoria de Inovação, Fernanda Stiebler, conduziu a apresentação do Brasil e de suas competências como postulante.
A candidatura do Brasil foi uma solicitação formal da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em outubro de 2023, à cúpula da Rede Eureka, e coube à Finep a missão de defender o País.
Em janeiro de deste ano, a Finep recebeu uma delegação de alto nível da Eureka em uma visita de verificação de fatos, que serviu de base para que recomendassem a candidatura aos seus pares.
A Eureka é a maior rede de cooperação internacional em Pesquisa e Desenvolvimento para a Inovação, presente em 48 países da Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul e África.