Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Luis Fernandes abre sessões de mesa-redonda da ANPG
fechar
Compartilhar

ANPG 4

Luis Fernandes, presidente na Finep, na mesa redonda da ANPG, durante a SBPC.

O presidente da Finep, Luis Fernandes, participou, na tarde desta segunda-feira (13/07), da primeira mesa-redonda promovida pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), na 67ª Reunião da SBPC. Com o tema "Desafios da Inovação no Brasil", a sessão abordou temas como a necessidade de investimento em ciência e tecnologia do País, além do atual cenário político e econômico e suas consequências para o setor de Pesquisa e Desenvolvimento nacional.

Na abertura da mesa, Fernandes fez um breve histórico das instituições de fomento e financiamento científico e tecnológico no Brasil e salientou que o país acelerou e organizou seus investimentos em inovação, por meio da criação de fundos, como o FNDCT, e na consolidação de instituições voltadas para o assunto, como a Finep.

"O mundo vive hoje uma sociedade e uma economia do conhecimento que têm como fundamento o entendimento de que a ciência e a tecnologia estão no coração dos processos de geração de riqueza e valor no mundo", disse Fernandes ao ressaltar que o País investe muito, mas precisa organizar de forma mais estratégica seus aportes caso queira atingir sua independência tecnológica.

Além dessas observações, o presidente da financiadora afirmou que o País está no mesmo nível de investimento público à inovação que os países mais desenvolvidos, mas alertou para a necessidade do financiamento empresarial para que o setor possa se equiparar ao nível de desenvolvimento da indústria.

Após a participação na mesa-redonda da ANPG, Luis Fernandes seguiu para a sessão em homenagem aos 30 anos de criação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, onde esteve com o ministro, Aldo Rebelo e outros renomados ex-ministros.

Homenagem

A assessora da presidência, Luiza Rangel, foi homenageada pelos membros da ANPG durante a mesa-redonda. Ela, que foi presidente da associação nos anos de 2006 e 2007, foi chamada ao palco para receber uma placa e foi fortemente aplaudida pela plateia, associados, estudantes e autoridades que compunham a mesa.