Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com apoio do Finep Startup, ProtMat irá aplicar zircônia nanoestruturada para odontologia e medicina
fechar
Compartilhar

 protmat site

 

A ProtMat Materiais Avançados, empresa de desenvolvimento de biomateriais para a área de saúde, selecionada no edital 2018 do Programa Finep Startup, teve a contratação do projeto aprovado pela diretoria da Finep em janeiro. Com o apoio do programa, a empresa desenvolverá um novo biomaterial cerâmico a base de zircônia para próteses dentárias. A inovação, inédita no Brasil e existente, com produtos similar, em alguns países, será obtida por meio do controle da nanoestrutura da zircônia, um material cerâmico sintetizado em laboratório a partir de elementos naturais.

O uso da zircônia na odontologia tem sido ampliado, devido às propriedades do material em combinar translucidez, resistência mecânica e biocompatibilidade. "O grande diferencial da inovação da ProtMat é a manipulação do material em nível nanométrico, o que permitirá maior precisão e qualidade das próteses. Além disso, os custos variáveis e fixos de produção são muito próximos da zircônia biomédica convencional", afirma o CEO da empresa, Celso Renato de Souza Resende.

A empresa produz a matéria-prima para ser utilizada, principalmente, na produção de próteses dentárias e outros materiais médicos fabricados com impressão 3D mediante uso de sistemas CAD/CAM – ou seja, utilizando desenho assistido por computador (Computer Assited Design) e manufatura assistida por computador (Computer Assisted Manufature), nas siglas em inglês.

Mercado
Setenta por cento do mercado mundial de próteses odontológicas já migrou para odontologia digital. Estima-se que no Brasil este número seja inferior a 10%. Segundo dados do site Research and Markets, o tamanho do mercado mundial de blocos para sistemas CAD/CAM para próteses dentárias foi estimado em aproximadamente 300 milhões de dólares em 2017, com crescimento previsto para 500 milhões de dólares até 2022.

"Neste mercado, uma aplicação de grande potencial e valor agregado é a produção de guias cirúrgicas biocompatíveis, instrumentos solicitados por médicos cirurgiões e projetados sob medida, os quais são impressos por impressora 3D. Para este nicho, a ProtMat pode atuar ofertando o insumo para os Laboratórios que prestam o serviço ou até mesmo imprimir internamente e vender o guia cirúrgico como produto final", explica Yuri Resende Fonseca, Diretor de Operações da empresa.

O mesmo insumo produzido pela ProtMat também pode ser usado para outras atividades nos laboratórios de próteses, como, por exemplo, impressão de modelos para estudo, provisórios, entre outras aplicações.

IME
O corpo científico da empresa é formado por pós-graduados e pesquisadores do Instituto Militar de Engenharia (IME), possui artigos publicados em congressos e revistas científicas nacionais e internacionais. A ProtMat foi finalista do programa InovAtiva na área de saúde em 2016 e contemplada com o Edital RHAE (2017) do CNPq.

Finep Startup
A segunda rodada do edital de 2018 do programa Finep Startup foi lançada em Janeiro de 2019, com limite de recursos totais de R$ 30 milhões para 30 Startups. O período para envio de propostas encerrará até o dia 28 de fevereiro. Veja mais detalhes.