
Agência manteve categoria conquistada na avaliação anterior
A Finep recebeu hoje, 9 de dezembro, o selo de transparência Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública 2025 (PNTP), liderado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A agência manteve a categoria Ouro de transparência, título também recebido no ciclo de avaliação anterior.
A entrega do selo foi feita ao analista da Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Fernando de Nielander Ribeiro, em cerimônia realizada no auditório Ministro Pereira Lira, na sede do TCU, em Brasília (DF). “É uma honra receber novamente este selo, que mostra estarmos no caminho correto e com espaço para mais aprimoramentos”, comentou Luiz Antônio Elias, presidente da Finep, após a cerimônia.
O prêmio reconhece iniciativas que asseguram aos cidadãos acesso a informações fundamentais sobre a administração pública, como dados orçamentários e financeiros, além de estimular a clareza na apresentação e a facilidade de uso dos portais institucionais. “O olhar do cidadão, exercido pelo controle social, eleva o nível da representação política e, consequentemente, a qualidade da gestão pública”, afirmou o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), Antônio Joaquim, coordenador nacional do Programa.
De acordo com o TCU, a comparação com ciclos anteriores indica um aumento geral na transparência entre as instituições participantes: 7% para órgãos públicos e 12% para estatais. Esse resultado evidencia avanços na disponibilização de informações relevantes à sociedade, fortalecendo o controle social e aprimorando a gestão pública. “O comparativo com as avaliações anteriores denota elevação da maturidade das instituições”, comemorou o relator do processo de avaliação do prêmio e ministro do TCU, Antonio Anastasia.






