O presidente da Finep, Celso Pansera, e seu chefe de gabinete, Fernando Peregrino, participaram da cerimônia de assinatura dos Termos de Outorga firmados com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para projetos contemplados pelos editais da Financiadora. O evento foi realizado na Reitoria da UFF e contou com a presença do reitor Antonio Claudio Lucas de Nóbrega e do vice-reitor Fábio Barboza Passos. Também compuseram o palco a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Mônica Savedra, e o presidente da Fundação Euclides da Cunha, Alberto Di Sabbato.
Durante a solenidade, foi formalizada a outorga da Chamada Pública "MCTI/Finep/FNDCT – Infraestrutura de Pesquisa – Proinfra 2023". A iniciativa tem como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro à execução de projetos institucionais voltados à expansão e ao desenvolvimento da infraestrutura de pesquisa.
Entre os projetos contemplados está o "Finep Expansão – Consolidação da Rede de Pesquisa e Inovação em Nanotecnologia da UFF (REPINT-UFF)", que prevê a aquisição de equipamentos para fortalecer a pesquisa na universidade e em instituições parceiras. A proposta visa expandir laboratórios multiusuários, modernizar equipamentos, otimizar análises químicas e pesquisas biomédicas, além de aprimorar a infraestrutura de tecnologia da informação para bioinformática e modelagem computacional.
O reitor da UFF destacou a importância da chamada pública para o avanço da academia. "A Finep tem operado valores vultosos com inteligência estratégica nos editais e chamadas públicas. Eles têm um impacto na vida de todos nós e estão reposicionando o país na direção de um desenvolvimento maduro", afirmou Antonio Claudio.
Durante o evento, Celso Pansera também ministrou a aula inaugural "A Finep e o Desenvolvimento Tecnológico Nacional", na qual apresentou os avanços da instituição. Segundo ele, a financiadora tem estreitado laços com dirigentes da ciência para dialogar sobre o cenário atual.
"Depois de dois anos à frente da Finep, vim aqui fazer um balanço. Percorremos muitos estados para injetar ânimo no setor e conhecer novas iniciativas. Mas decidimos parar aqui no Rio de Janeiro para estar mais próximos das pessoas que fazem o dia a dia do nosso ecossistema de inovação e ensino superior", declarou Pansera.
Em sua apresentação, o presidente da Finep ainda anunciou o lançamento de novos editais para 2025. "Nos próximos meses, vamos lançar editais de Acervos, Proinfra e também para as áreas de Defesa, Inteligência Artificial e Agricultura Familiar", concluiu.
Ao fim da cerimônia, o reitor da UFF entregou uma homenagem a Celso Pansera, reconhecendo sua contribuição para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Em retribuição, Pansera presenteou o reitor com o livro "A Finep e a Neo Industrialização", de sua autoria, escrito em parceria com Fernando Peregrino.