Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep tem papel de destaque na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
fechar
Compartilhar

aberturacncti2024

Encerra nesta quinta-feira, 1/8, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - CNCTI. Primeira realizada após um hiato de 14 anos, a 5ª CNCTI foi convocada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2023, data em que ele reinstalou o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT.

A Finep foi patrocinadora, ao lado do Banco do Brasil, do evento que reuniu cerca de 2,5 mil pessoas presencialmente e mais de 3 mil de forma virtual e teve como principal objetivo debater as necessidades da área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para os próximos 10 anos.

No discurso de abertura, o Presidente Lula destacou o papel da ciência para o desenvolvimento do Brasil. "Hoje é um dia histórico para o país. Um dia marcante para a sociedade. O Brasil precisa aprender a voar sozinho", disse para a plateia que lotava a plenária principal do complexo Brasil 21, referindo-se ao desenvolvimento científico e tecnológico como propulsor desse voo.

estandefinepcncnti
A Finep teve presença marcante na Conferência desde a sua solenidade de abertura. O presidente Celso Pansera participou, ao lado de autoridades governamentais e atores do Sistema Nacional de CT&I, do dispositivo de honra, presidido pelo Presidente da República e do momento em que a Ministra Luciana Santos entregou a ele o PBIA – Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.

O Plano – elaborado sob a coordenação do MCTI - foi uma encomenda feita pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início de 2024, ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT, com o objetivo de nortear o desenvolvimento e a aplicação ética e sustentável da inteligência artificial no Brasil.

diretoriacncti24

A Finep será a principal financiadora do Plano. É previsto um investimento total de R$ 23 bilhões, para o período 2024-2028, dos quais R$ 15 bilhões serão operacionalizados pela Finep, por meio de recursos de financiamento reembolsável, subvenção econômica para empresas, investimento em participação acionária e recursos não-reembolsáveis para ICTs – Instituições de Ciência e Tecnologia.

O chefe de Gabinete, Fernando Peregrino e o presidente Celso Pansera, lançaram – com a presença da Ministra Luciana Santos – o segundo volume intitulado Neoindustrialização, esse dedicado a Deep Techs, no estande da Finep. Os dois volumes são resultado dos 13 seminários realizados na Finep sobre o tema Neoindustrialização, com o objetivo de reunir subsídios para a 5ª CNCTI.

livroscncti
A Finep integrou também – através da presença, como painelistas, de seus diretores e assessores - de diversas mesas ao longo dos três dias do evento. Veja cobertura completa nas redes sociais da Finep. A participação da Finep na 5ª CNCTI, em fotos, está disponível no Flickr Finep.