Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep assina arranjo administrativo e sela participação no programa Horizonte da União Europeia
fechar
Compartilhar

 HorizonteEUWaldemar Barroso, presidente da Finep (3o da esquerda para a direita), assinou - com Ignacio Ibañez (Embaixador da UE no Brasil), ao centro, e representantes da comunidade científica - o arranjo.

 

O presidente da Finep, Waldemar Barroso - juntamente com o presidente do CNPq, Evaldo Vilela e da Confap, Odir Dellagostin -, assinou, no último dia 19 de novembro, na sede da representação da União Europeia em Brasília, Arranjo Administrativo que oficializa a participação da Finep no Horizonte Europa, principal programa plurianual de pesquisa e inovação europeu, com o orçamento de € 95,5 bilhões. Seu foco é a criação e transmissão de conhecimentos e tecnologias em áreas estratégicas, como a de mudanças climáticas. Ignácio Ybañez, Embaixador da União Europeia no Brasil, recebeu a comitiva, que também contou com o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTI, Marcelo Morales, dentre outros. 

A Finep também participou do Horizonte 2020 da União Europeia, que de 2014 a 2020 destinou cerca de €80 bilhões ao fomento à excelência científica, liderança industrial e o enfrentamento de desafios globais.  Foi através dessa parceria que a Finep lançou, em agosto de 2020, chamada pública para vacinas contra a Covid-19.

O arranjo administrativo agora assinado vai permitir que novas ações de cooperação internacional sejam conduzidas pela Finep e demais signatários, cada um utilizando seus instrumentos de atuação para o suporte dos parceiros brasileiros, em projetos conjuntos, cabendo à Comissão Europeia o mesmo apoio aos partícipes europeus.

A cerimônia – que aconteceu simultaneamente por videochamada na sede da União Europeia, em Bruxelas -, também contou com a presença do Embaixador da Missão Brasileira na União Europeia, Marcos Galvão.  Participaram ainda o diretor do Departamento de Promoção Tecnológica do Ministério das Relações Exteriores, Luciano Mazza e o chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do MCTI, Bernardo Milano.