Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Motora: Inteligência Artificial em sistemas de transporte com o olho em segurança e eficiência
fechar
Compartilhar

 

motora123

A Motora Tecnologia AI é uma empresa que desenvolve sistemas inteligentes de transporte, com foco na segurança e eficiência operacional. Fundada por ex-alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD), foram pioneiros no desenvolvimento do veículo autônomo IARA (Intelligent and Autonomous Robotic Automobile), projeto que contou com a participação de recursos advindos da Finep, dentre outras instituições. 

A partir das tecnologias no desenvolvimento do IARA, foi desenvolvido um produto de segurança e assistência de direção veicular chamado DriverAnalytics.  Essa inovação consiste em uma plataforma baseada em inteligência artificial e visão computacional, capaz de modelar diversos aspectos do comportamento dos condutores de veículos rodoviários e ferroviários. 

O DriverAnalytics tem o objetivo de detectar eventos de risco durante a condução do veículo, e assim permite que as empresas entendam melhor sua operação, reduzindo acidentes e despesas. Desde 2019, quando a empresa firmou parceria com a Embraer, essa tecnologia é usada em soluções de percepção para apoio à navegação de aeronaves autônomas da maior fabricante de aviões da américa latina. 

Agora, a Motora Tecnologia AI tem novo desafio: desenvolver o DriverAnalytics Mobile, uma versão mais acessível e simplificada de câmeras inteligentes. A versão para celulares irá utilizar os sensores dos smartphones, como acelerômetro e GPS, para entender o padrão de direção do motorista e dessa forma avaliar o perfil de condução. 

Do aprendizado adquirido durante o desenvolvimento do IARA, a aplicação de fusão de sensores será utilizada na elaboração do aplicativo. Segundo Lauro Lyrio, CEO da Motora AI, a fusão de sensores permite aproveitar ao máximo os sensores do celular e, com isso, aumentar a precisão do sistema. 

A Finep apoia novamente a empresa nessa nova fase, através do Finep Inovacred, com mais de R$ 500 mil, liberados pelo Bandes, e segundo o CEO da Motora AI é peça fundamental do quebra-cabeça. “O financiamento do desenvolvimento do produto a taxas baixas vai permitir que coloquemos no mercado um aplicativo acessível e em pouco tempo. Além disso, a geração de tecnologia desenvolvida durante o projeto irá contribuir para a evolução do know-how da empresa, que, no futuro, poderá aplicar esses conhecimentos em novos produtos”, explica Lauro Lyrio. 

O projeto pretende alcançar pequenos e médios negócios, que estão começando a se familiarizar com tecnologias que fazem medições à longa distância, com comunicação entre sistemas através de aparelhos sem fio (telemetria). Essas empresas, em sua maioria, ainda não possuem capital suficiente para investir em um parque de hardware sofisticado, mas com a versão Mobile poderão optar por um aplicativo de celular - mais acessível e universal.