Em aproximadamente um mês, a Finep dará por encerrado o edital do Programa de Aceleração Espaço Finep - 3ª Edição – 2022. O resultado de mais este esforço de capacitação, que começou em agosto do ano passado com a seleção inicial de 30 startups de uma lista de quase 200 inscritos, é a entrega para o mercado brasileiro de 12 novas empresas com grande potencial de inovação, totalmente maduras, capacitadas e com alto conhecimento para articular estratégias de negócios. Desta vez, o Programa teve como foco a construção de estratégias de marketing e vendas de produtos.
“Podemos afirmar que o objetivo do edital será cumprido integralmente”, afirma Rochester, analista do Departamento de Empreendedorismo e Investimento em Startups da Finep, que tem presenciado transformações profundas nas empresas atendidas pelo Programa de Aceleração Espaço Finep. Trata-se de um instrumento de Inovação criado para promover o desenvolvimento robusto de startups em tempo mais ágil, por meio de sua capacitação, amadurecimento do plano de negócios e oportunidades através de network.
O objetivo do edital é agregar conhecimento e articulação, com foco em marketing e vendas a startups, auxiliando-as na revisão e/ou adequação de sua proposta de valor e de seu modelo de negócios. A iniciativa prevê, ainda, a identificação de oportunidades de mercado com fornecedores, parceiros e clientes, alinhadas a um processo de capacitação.
Nos últimos dias 1 e 2 de março, os executivos das 12 empresas selecionadas participaram de palestras e de dinâmicas de apresentação de uma proposta estruturada e atrativa do seu produto ou serviço para um público selecionado, representativo dos setores empresarial, acadêmico e de Governo. A palestra de abertura – Inovação e criação de negócios em um ambiente complexo – teve como convidado Guga Stocco, membro dos conselhos de administração da Falconi Participações, Totvs e Vinci Partners, e co-fundador da Futurum.Capital, um fundo de venture capital de alta tecnologia.
Ao final da fase 2 do Programa, os participantes provaram que estão prontos para botar em prática tudo o que aprenderam ao longo desses cinco meses em atividades de mentorias, cursos, e demais ações de treinamento. Na semana de 7 de março começa a última etapa, com duração prevista de um mês, momento em que a Finep passa a promover encontros de aproximação com potenciais clientes, onde cada executivo terá a oportunidade de apresentar o seu negócio e desenvolver uma estratégica de venda.
A primeira fase do edital, intitulada Proposta de Valor e Modelo de Negócios, foi dedicada ao diagnóstico do Plano de Negócios das empresas aceleradas. Nela foram examinadas a oferta, o posicionamento de produtos e serviços e as estratégias da empresa para atender a uma demanda específica do mercado, incluindo produção e comercialização.
A segunda incluiu a Capacitação em Marketing e Vendas, treinamento em estratégia e táticas no tema, com foco em ações no mundo físico, virtual, além de ações integradas, de forma a auxiliar as startups em seu processo de divulgação e comercialização.
E a última, que termina em abril, é denominada Inteligência de Mercado, e composta por palestras e reuniões de negócios. Visa à identificação — a partir do conhecimento técnico e de mercado da Finep e de sua rede de relacionamentos — de potenciais demandas, ofertas, parcerias tecnológicas e comerciais, bem como clientes para as startups. As empresas que realizarem com êxito todas as atividades previstas no programa e que tenham seu Pitch de Vendas aprovado, receberão o Prêmio Espaço Finep, no valor de R$ 150 mil.
Wolney Alonso, diretor da Yosen Nanotecnology, fabricante de suplementos alimentares, enxerga o Programa Espaço Finep como um excelente espaço de debate, conhecimento e troca com outros pares. “Os insights e as diferentes avaliações que recebemos nas mentorias, palestras e cursos foram cruciais para o amadurecimento do negócio e da nossa equipe, pois ajudou a solidificar conceitos e também a criar novos. “Hoje saio com a clareza do que é o nosso negócio e de onde pretendemos chegar”, afirmou.
“O Espaço Finep permite que uma empresa, mesmo dispondo de uma infraestrutura mínima, cresça de forma rápida. É um modelo de aprendizado que muda a visão do empreendedor e casou com o que precisávamos no momento, de uma boa estratégia de marketing e venda para um produto bem aceito no mercado”, afirmou Ricardo Salazar, gerente geral da Why Waste. A expectativa é que a empresa, do ramo de tecnologia destinada a reduzir o desperdício de alimentos no varejo, dobre de tamanho até o final de 2023.
Amanda Souza, diretora de Comunicação da Go Genetic, diz que a participação no edital do Programa Espaço Finep foi determinante, por ter apresentado foco no mercado de atuação da empresa de biotecnologia voltada para o agronegócio. Com os exercícios entendemos que precisávamos atrair o cliente a partir do entendimento das suas necessidades e foi então que desenhamos estratégias de marketing e vendas com foco no lado tático.
O Espaço Finep tem como parceiros a Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - e o Parque Tecnológico da UFRJ.
Clique aqui para saber um pouco mais sobre o Programa e conhecer as 12 empresas selecionadas no edital da 3ª Edição 2022.