Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. FNDCT faz 50 anos e é celebrado por Finep e MCTIC
fechar
Compartilhar

fndct 50 anos 4Ministro do MCTIC e presidente da Finep em coletiva de impresa
na abertura da exposição comemorativa dos 50 anos do FNDCT

 

Com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e do presidente da Finep, Waldemar Barroso, dentre outras autoridades, a comunidade científica celebrou os 50 anos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico-Tecnológico, o FNDCT.

"A Finep gerencia de forma competente este fundo que é base para a nossa ciência. Parabéns a todos e esperamos mais e mais 50 anos de apoio à infraestrutura científica", disse Pontes. Assista ao vídeo com a fala do ministro.

fndct 50 anos 3Solenidade comerativa contou com a presença de diversas autoridades, no MCTIC, em Brasília

Ao fazer alusão ao fato de Pontes ser astronauta, Barroso lembrou que o FNDCT surgiu no mesmo ano em que o homem pisou na lua (1969). "Aqui, hoje, comemoramos nossos grandes passos da ciência e o alinhamento entre MCTIC e Finep para o Brasil ir cada vez mais longe". Veja o depoimento do presidente da Finep.

A comemoração também foi marcada pela inauguração de uma exposição sobre os temas prioritários abarcados pelo fundo na sede do ministério. Painéis mostram projetos apoiados pela Finep, com fotos e descritivo sobre a importância para a vida da população.

Sobre o FNDCT

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT – foi criado em 1969, por meio do Decreto-Lei nº 719, como um instrumento financeiro de integração da ciência e tecnologia com a política de desenvolvimento nacional, tendo por base a experiência do Fundo de Apoio à Tecnologia – FUNTEC, constituído em 1964 e gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico – BNDES.

A Finep, empresa pública criada em 24 de julho de 1967, pelo Decreto nº 61.056, é a Secretaria Executiva do FNDCT, desde 15 de março de 1971.

O FNDCT foi criado com o objetivo de apoiar financeiramente programas e projetos prioritários de desenvolvimento científico e tecnológico nacionais, tendo como fonte de receita os incentivos fiscais, empréstimos de instituições financeiras, contribuições e doações de entidades públicas e privadas.

fndct 50 anos 2   fndct 50 anos 1
Parte da exposição de painés com projetos apoiados pela Finep