Presidente Waldemar Barroso (2º da direita para a esquerda) comemora com equipe da empresa,
no estande da Finep na SBPC
Um dia para comemorar a importância da Finep e do financiamento público à ciência brasileira. Na quarta (24/07), a 71a Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que ocorre na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), parou para celebrar o aniversário da financiadora. A Finep chega aos 52 anos como a grande agência de fomento para a trinca C,T&I, tendo impulsionado mais de 30 mil projetos prioritários para a soberania do Brasil desde a fundação, em 1967.
Protagonista na formulação de políticas públicas científico-técnológicas e de inovação em alinhamento com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a empresa recebeu em seu estande representantes do setores produtivo e acadêmico, além de membros da SBPC, para a comemoração da data.
Após a exibição de um vídeo com projetos sobre bioeconomia (tema da SBPC) financiados pela empresa e um parabéns com bolo cantado por alguns funcionários, o presidente da empresa, General Waldemar Barroso, falou sobre os desafios da companhia:
"Buscamos maturidade e orçamento perene para cumprirmos a mais importante missão do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: conectar ambientes - da pesquisa básica à prototipagem. A Finep é estratégica para um país forte", disse.
Diretor Bortolini palestra sobre programas da empresa
Pela manhã, o diretor científico-tecnológico, Marcelo Bortolini, foi palestrante da série "Diálogos com o MCTIC". Com o tema "Apoio da Finep à pesquisa básica e aplicada", apresentou programas e chamadas públicas, com foco no histórico de apoio à infraestrutura laboratorial e iniciativas descentralizadas.
Diretor Bortolini em sua palestra na SBPC
"Trabalhamos com ênfase em capilaridade em programas descentralizados, como Centelha e Tecnova. Novos empreendimentos e empreendedores são estimulados por subvenção operada por Fundações de Amparo à Pesquisa credenciadas pela Finep", afirmou o diretor.
Bortolini explicou a singularidade da Finep ao atuar em toda a dita "cadeia da inovação". "Como disse o presidente no parabéns, seguimos nessa toada de promover a ponte entre universidades e empresas, o que efetivamente fará forte o papel 'conector' da financiadora", reiterou.
Até o fim da semana, várias mesas tratarão do papel estratégico da Finep. Na sexta, o ministro astronauta Marcos Pontes, do MCTIC, vai apresentar em palestra as ações do ministério para o desenvolvimento brasileiro.
Entrevista
O Presidente Waldemar Barroso também conversou com jornalista do MCTIC na SBPC. Assista à entrevista no Facebook da Finep.