Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep comemora 52 na SBPC e é destaque do evento anual da entidade
fechar
Compartilhar

sbpc niver finep 2019 4Presidente Waldemar Barroso (2º da direita para a esquerda) comemora com equipe da empresa,
no estande da Finep na SBPC

 

Um dia para comemorar a importância da Finep e do financiamento público à ciência brasileira. Na quarta (24/07), a 71a Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que ocorre na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), parou para celebrar o aniversário da financiadora. A Finep chega aos 52 anos como a grande agência de fomento para a trinca C,T&I, tendo impulsionado mais de 30 mil projetos prioritários para a soberania do Brasil desde a fundação, em 1967.

Protagonista na formulação de políticas públicas científico-técnológicas e de inovação em alinhamento com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a empresa recebeu em seu estande representantes do setores produtivo e acadêmico, além de membros da SBPC, para a comemoração da data.

Após a exibição de um vídeo com projetos sobre bioeconomia (tema da SBPC) financiados pela empresa e um parabéns com bolo cantado por alguns funcionários, o presidente da empresa, General Waldemar Barroso, falou sobre os desafios da companhia:

"Buscamos maturidade e orçamento perene para cumprirmos a mais importante missão do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: conectar ambientes - da pesquisa básica à prototipagem. A Finep é estratégica para um país forte", disse.

 

Diretor Bortolini palestra sobre programas da empresa

Pela manhã, o diretor científico-tecnológico, Marcelo Bortolini, foi palestrante da série "Diálogos com o MCTIC". Com o tema "Apoio da Finep à pesquisa básica e aplicada", apresentou programas e chamadas públicas, com foco no histórico de apoio à infraestrutura laboratorial e iniciativas descentralizadas.

sbpc niver finep 2019 2
Diretor Bortolini em sua palestra na SBPC

"Trabalhamos com ênfase em capilaridade em programas descentralizados, como Centelha e Tecnova. Novos empreendimentos e empreendedores são estimulados por subvenção operada por Fundações de Amparo à Pesquisa credenciadas pela Finep", afirmou o diretor.

Bortolini explicou a singularidade da Finep ao atuar em toda a dita "cadeia da inovação". "Como disse o presidente no parabéns, seguimos nessa toada de promover a ponte entre universidades e empresas, o que efetivamente fará forte o papel 'conector' da financiadora", reiterou.

Até o fim da semana, várias mesas tratarão do papel estratégico da Finep. Na sexta, o ministro astronauta Marcos Pontes, do MCTIC, vai apresentar em palestra as ações do ministério para o desenvolvimento brasileiro.

 

Entrevista

O Presidente Waldemar Barroso também conversou com jornalista do MCTIC na SBPC. Assista à entrevista no Facebook da Finep.

sbpc niver finep 2019 1