Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep participa da entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto
fechar
Compartilhar

premio almirante foto

O presidente da Finep, General Waldemar Barroso, participou, na quinta-feira (15/5), da entrega do prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro. A distinção é entregue anualmente a um pesquisador que tenha prestado importante contribuição à ciência brasileira e é considerada a maior honraria do país na área.

Em discurso, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em Exercício, Julio Semeghini realçou a importância da comunidade científica para o país e destacou entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência (ABC). “Essas duas entidades e a união com os cientistas têm ajudado muito na interlocução com o Congresso Nacional no convencimento de que a ciência não é gasto e sim um investimento. E que da pesquisa científica e tecnológica depende o futuro do Brasil”, disse.

O agraciado nesta edição foi o físico paulista Vanderlei Salvador Bagnato, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). Responsável por cerca de 700 artigos em periódicos especializados, Bagnato trabalha em duas áreas de pesquisa: física atômica de átomos frios e biofotônica. Segundo ele, a distinção representa um incentivo em produzir ciência.

Também estiveram presentes à cerimônia o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Filgueiras, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e os presidentes da ABC, Luiz Davidovich, e da SBPC, Ildeu de Castro Moreira. Durante a cerimônia tomaram posse os novos membros da Academia Brasileira de Ciências e houve a entrega de títulos de pesquisador emérito, assim como menções especiais para cientistas e personalidades que se destacaram no cenário científico.

Com informações do MCTIC