Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com apoio da Finep, supercomputador Cimatec Ògún é lançado, em Salvador
fechar
Compartilhar

 Supercomputador ogun

 

O HPC (High Performance Computing) processará algoritmos complexos, com grande volume de dados, utilizando tecnologias computacionais diversas

O Centro de Supercomputação para Inovação Industrial do SENAI Cimatec (CS2I), do Sistema FIEB, inaugura nesta quarta-feira, 24, o seu terceiro supercomputador de alta performance. Batizado de CIMATEC Ògún, o equipamento foi implantado em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP). O HPC (High Performance Computing) executará o processamento de algoritmos complexos, com grande volume de dados, utilizando tecnologias computacionais diversas. O projeto tem investimento total da Finep de R$ 11,4 milhões de reais.

Supercomputador 1

Com capacidade de realizar 104 trilhões de operações por segundo (TFlops), uma parte de sua arquitetura será utilizada pelo Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (SINAPAD). No âmbito das pesquisas industriais, o Ògún fortalecerá o aprimoramento de simulações relacionadas a cálculos estruturais, dinâmica dos fluidos, conformação de materiais, predição/previsão de eventos, inteligência artificial, entre outros.

O lançamento do Ògún acontece durante a 4ª edição do Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia (Siintec), promovido, entre os dias 24 e 26, pelo Cimatec, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. O tema deste Siintec será "Modelagem e simulação computacional aplicadas à indústria".