Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep desembarca no Sul com escritório em Santa Catarina
fechar
Compartilhar

cintra floripa site


A Finep oficializou nesta segunda-feira, 6/11, sua chegada ao Sul do País, durante o terceiro Encontro Finep para Inovação, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis (SC). Durante a abertura do evento, o presidente da Finep, Marcos Cintra, lembrou que Santa Catarina é, depois de São Paulo, o estado que mais desenvolve projetos de inovação. "A Finep precisa estar aqui. Vamos desenvolver um plano específico para a região, como já estamos fazendo no Nordeste", destacou Cintra. Segundo ele, Santa Catarina tem se mostrado um exemplo para todo o País no quesito inovação. "Vamos dialogar com as comunidades científica e empresarial para conseguirmos fazer um diagnóstico da região e, em seguida, iniciar a operação, com uma equipe extremamente qualificada", concluiu. O escritório representativo da Finep, que funcionará no prédio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), dentro do Parque Tecnológico Alfa, vai atender aos três estados da região (além de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul). Veja fotos do evento.

Para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, será uma boa oportunidade para Santa Catarina levar a todo o Brasil suas experiências e conhecimentos. "Essa iniciativa também vai aproximar ainda mais os empreendedores da região dos instrumentos de apoio da Finep", pontuou Kassab. Também presente na cerimônia, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, destacou que o estado gerou cerca de 40 mil novos empregos em 2017: "Em um ano difícil para o País, só conseguimos atingir essa marca porque investimos em ciência, tecnologia e inovação".

De acordo com João Florêncio da Silva, gerente da filial da Finep no Sul, a abertura de um escritório na região trará benefícios como: maior visibilidade; atendimento às necessidades dos estados; produtos customizados; além da ampliação da rede de clientes da Finep. "Florianópolis é reconhecidamente a capital da inovação", disse.

A diretoria executiva da Finep, representada por Wanderley de Souza, Márcio Girão e Ronaldo Camargo, foi responsável por apresentar as mais novas iniciativas de apoio à inovação da agência: o Finep Conecta (para aproximar empresas e universidades); o Finep Startup (que pretende aportar recursos e conhecimento com participação no capital de empresas em estágio inicial); e o Programa de Telecomunicações (linha de financiamento exclusiva para aquisição de equipamentos de telecomunicação 100% nacionais).

O primeiro dia de evento também contou com palestra sobre inovação e desenvolvimento regional, do engenheiro Sergio Luiz Gargioni, presidente da Fapesc, além da entrega do Prêmio Stemmer Inovação Catarinense, promovido pela fundação catarinense.

Houve, ainda, entrega de placas de reconhecimento a empresas inovadoras do Sul. Pamplona Alimentos (SC); Fontana (RS), Tramontina (RS) e WEG (SC) foram homenageadas.

Parcerias
Durante o encontro, o presidente Marcos Cintra e o ministro Gilberto Kassab assinaram memorandos de entendimento com a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), representados por José Cláudio Caramori e Odacir Klein, respectivamente.

Atendimento
Nesta terça-feira, 7/11, segundo e último dia de evento, empresários locais e dos demais estados do Sul terão a oportunidade de agendar atendimentos individualizados com especialistas da Finep. A rodada de negócios servirá para esclarecer dúvidas sobre funcionamento de linhas e programas, itens financiáveis, condições de financiamento, formulário de submissão de propostas, entre outros pontos. Cada cliente será encaminhado para a linha de financiamento ou para o programa adequados à sua demanda.

Serviço
(entrada gratuita: solicite confirmação de presença para o e-mail encontrofinep@alvoeventos.com.br)
Data: 7 de novembro
Hora: 1º dia – 14h30 às 19h / 2º dia – 8h30 às 18h
Local: Centro de Eventos da FIESC
Endereço: Rod. Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi – Florianópolis/SC
Programação
7/11 (terça-feira)
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Estratégias e instrumentos de apoio à inovação
Painel 1: Estratégias institucionais
Painel 2: Instrumentos de ação
10h30 – Coffee break
11h – Mesa redonda com empresas e instituições do Sul apoiadas pela Finep (Wavetech Soluções Tecnológicas; Fundação CERTI; Companhia Iguaçu de Café Solúvel; Stara)
12h30 – Almoço
14h às 18h – Atendimento individualizado a clientes – Esclarecimento de dúvidas, orientações e encaminhamentos
18h - Encerramento