Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Pirâmide holográfica da Finep é um dos destaques da 14ª SNCT
fechar
Compartilhar

 piramide

Pirâmide da Finep atraiu milhares de pessoas na 69ª Reunião Anual da SBPC

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começa na segunda-feira, 23 de outubro, com o objetivo de aproximar a produção científica e tecnológica dos estudantes. Uma grande feira de ciências ocupará o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, até domingo (29). Um dos destaques desta edição é a pirâmide holográfica da Finep. Instalada numa sala escura, a tecnologia imersiva permite que os visitantes "vivenciem" a história do planeta e da financiadora com a máxima percepção de realidade em pouco mais de 12 minutos.

A estrutura acrílica, com dimensões de 2m X 2m X 1,5m, foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe/UFRJ. Cinco projetores fazem a "mágica" e trazem para dentro do ambiente experiências como o big bang, a era dos dinossauros e a chegada do homem à lua. "O objetivo desse projeto é envolver as pessoas, independentemente da faixa etária. A solução visual é conhecida. A verdadeira mágica está na boa história que conseguimos contar", explica Gerson Cunha, coordenador do Lamce.

Quatro projetores são responsáveis pelo vídeo projetado no teto curvo, semelhante ao de um planetário. Ao mesmo tempo, outro aparelho projeta um segundo vídeo em cima de uma tela colocada sobre a pirâmide. Um software simples sincroniza as exibições. Como resultado, nosso cérebro constrói a holografia dentro da pirâmide, dando a impressão de que a narrativa contada flutua no centro da estrutura. Os equipamentos, garante o professor da Coppe/UFRJ, são parecidos com os que encontramos em salas de aula, por exemplo. Os projetores do estande têm capacidade de 2000 ANSI Lumens – os aparelhos convencionais operam na faixa de 1500 a 3000.

SNCT

A expectativa é que 100 mil pessoas visitem a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) desde 2004 em todo o país. São 70 mil metros quadrados, o que equivale a 10 campos de futebol, totalmente dedicados a atividades de popularização e divulgação científica. Mais de 70 instituições participam do evento, além de 92 escolas públicas do Distrito Federal.

A escolha do tema deste ano – “A matemática está em tudo” – está ligada ao Biênio da Matemática 2017-2018, quando o Brasil sedia dois grandes eventos da área. Em 2017, o país recebeu, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. Em 2018, é a vez do Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao país pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez.

O Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade estará aberto, com entrada franca, das 8h30 às 18h. Além de Brasília, a 14ª edição da SNCT terá atividades em todo o território nacional. Confira a programação completa em http://snct.mctic.gov.br/portal 

 

Com informações do MCTIC