Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Nova exposição do Museu do Amanhã abre comemorações dos 50 anos da Finep
fechar
Compartilhar

 CintraMuseudoAmanha

Marcos Cintra, presidente da Finep, ressaltou a importância de investimento em C,T&I para o desenvolvimento do País (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)

 

Embalagens feitas com fécula de mandioca, plástico verde usado por astronautas da Nasa e garrafas de plástico que, contendo uma mistura de água e alvejante, iluminam cômodos escuros durante o dia. Estes são alguns dos projetos presentes em Inovanças: Criações à Brasileira, nova exposição temporária do Museu do Amanhã. A mostra, que dá início às comemorações dos 50 anos da Finep, abre ao público nesta terça-feira, 25/04 e fica em cartaz até 22 de outubro. “O sentimento da Finep é de extrema felicidade por poder participar dessa nobre iniciativa em um dos museus mais importantes do mundo”, destacou Marcos Cintra, presidente da Finep. “Inovanças representa a criatividade e a capacidade de improvisação e de superação do brasileiro, marcas da nossa sociedade”.

Ao todo, Inovanças apresenta 39 inovações – do high ao low tech, destacando as tecnologias sociais – que transformam e beneficiam indivíduos e grupos em todas as regiões do Brasil e até no exterior. As invenções são apresentadas em vídeos, com declarações de seus criadores e, presencialmente, com a exposição de objetos. Cerca de dez cases tiveram apoio da Finep, como o Hand Talk, aplicativo que traduz português para a Língua Brasileira de Sinais, e o Lince, equipamento que permite o diagnóstico e o tratamento de câncer.

“Criatividade, conhecimento e base científica são condições necessárias para a inovação, mas não suficientes. Ela se concretiza quando juntamos essas competências e as transformarmos em valor para a sociedade, algo que possa ser auferido e usufruído por todos. Esse é o grande mérito dessa exposição, que não se restringe à comunidade científica nem aos inventores, mas abre suas portas à sociedade”, enfatizou Cintra.

Para Wanderley de Souza, diretor Científico e Tecnológico da Finep, Inovanças vai totalmente ao encontro da missão da Finep: “apoiar o que é novo, o que é inovador”.

A mostra, que ocupa 600 m², foi idealizada sem paredes – uma inspiração no filme “Dogville”, de Lars von Trier – e remete à fluidez do processo criativo. De acordo com um dos curadores da exposição, Luiz Alberto Oliveira, a ideia é mostrar que não há limites nem barreiras ao conhecimento e à inventividade, e apoiar ações que promovam a sustentabilidade e contribuam para a popularização e difusão da ciência e da tecnologia. “Procuramos abranger a imensa gama de criações brasileiras, do ‘fundo de quintal’ à indústria aeroespacial”, disse Oliveira.

Inovanças

Mas, afinal, de onde surgiu o termo Inovanças? Segundo Luiz Alberto Oliveira, a ideia era chamar atenção para a inovação com um título que também fosse inovador. “Inovanças tem a ver com mudança, característica inerente ao processo de inovação. O termo também foi usado em poesias satíricas do século XVI, na Espanha, com um teor de brincadeira”, explicou o curador. “Não poderia deixar de ser, também, uma referência a Guimarães Rosa, autor brasileiro conhecido por seus neologismos”.

 

INOVANÇAS: Criações à Brasileira

Museu do Amanhã – Praça Mauá 1, Centro
Tel.: 3812-1800
Período: De 25 de abril a 22 de outubro
Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h (com encerramento da bi-lheteria às 17h)
Ingressos: A exposição temporária está incluída no valor da entrada para o Museu:
Inteira: R$ 20,00; Meia-entrada: R$ 10,00;
www.museudoamanha.org.br