Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados.
fechar
Compartilhar

 CintraMuseudoAmanha

Marcos Cintra, presidente da Finep, ressaltou a importância de investimento em C,T&I para o desenvolvimento do País (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)

 

Embalagens feitas com fécula de mandioca, plástico verde usado por astronautas da Nasa e garrafas de plástico que, contendo uma mistura de água e alvejante, iluminam cômodos escuros durante o dia. Estes são alguns dos projetos presentes em Inovanças: Criações à Brasileira, nova exposição temporária do Museu do Amanhã. A mostra, que dá início às comemorações dos 50 anos da Finep, abre ao público nesta terça-feira, 25/04 e fica em cartaz até 22 de outubro. “O sentimento da Finep é de extrema felicidade por poder participar dessa nobre iniciativa em um dos museus mais importantes do mundo”, destacou Marcos Cintra, presidente da Finep. “Inovanças representa a criatividade e a capacidade de improvisação e de superação do brasileiro, marcas da nossa sociedade”.

Ao todo, Inovanças apresenta 39 inovações – do high ao low tech, destacando as tecnologias sociais – que transformam e beneficiam indivíduos e grupos em todas as regiões do Brasil e até no exterior. As invenções são apresentadas em vídeos, com declarações de seus criadores e, presencialmente, com a exposição de objetos. Cerca de dez cases tiveram apoio da Finep, como o Hand Talk, aplicativo que traduz português para a Língua Brasileira de Sinais, e o Lince, equipamento que permite o diagnóstico e o tratamento de câncer.

“Criatividade, conhecimento e base científica são condições necessárias para a inovação, mas não suficientes. Ela se concretiza quando juntamos essas competências e as transformarmos em valor para a sociedade, algo que possa ser auferido e usufruído por todos. Esse é o grande mérito dessa exposição, que não se restringe à comunidade científica nem aos inventores, mas abre suas portas à sociedade”, enfatizou Cintra.

Para Wanderley de Souza, diretor Científico e Tecnológico da Finep, Inovanças vai totalmente ao encontro da missão da Finep: “apoiar o que é novo, o que é inovador”.

A mostra, que ocupa 600 m², foi idealizada sem paredes – uma inspiração no filme “Dogville”, de Lars von Trier – e remete à fluidez do processo criativo. De acordo com um dos curadores da exposição, Luiz Alberto Oliveira, a ideia é mostrar que não há limites nem barreiras ao conhecimento e à inventividade, e apoiar ações que promovam a sustentabilidade e contribuam para a popularização e difusão da ciência e da tecnologia. “Procuramos abranger a imensa gama de criações brasileiras, do ‘fundo de quintal’ à indústria aeroespacial”, disse Oliveira.

Inovanças

Mas, afinal, de onde surgiu o termo Inovanças? Segundo Luiz Alberto Oliveira, a ideia era chamar atenção para a inovação com um título que também fosse inovador. “Inovanças tem a ver com mudança, característica inerente ao processo de inovação. O termo também foi usado em poesias satíricas do século XVI, na Espanha, com um teor de brincadeira”, explicou o curador. “Não poderia deixar de ser, também, uma referência a Guimarães Rosa, autor brasileiro conhecido por seus neologismos”.

 

INOVANÇAS: Criações à Brasileira

Museu do Amanhã – Praça Mauá 1, Centro
Tel.: 3812-1800
Período: De 25 de abril a 22 de outubro
Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h (com encerramento da bi-lheteria às 17h)
Ingressos: A exposição temporária está incluída no valor da entrada para o Museu:
Inteira: R$ 20,00; Meia-entrada: R$ 10,00;
www.museudoamanha.org.br

 

 

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE