Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Grandes projetos apoiados pela Finep são destaque em série do Discovery
fechar
Compartilhar

 Discovery

Torre Alta da Amazônia, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, Supercomputador Santos Dumont, Navio Hidroceanográfico Vital de Oliveira e Satélite Geoestacionário. Estes cinco grandes projetos científicos e tecnológicos nacionais estão entre os principais do planeta, têm financiamento da Finep e serão tema principal da série Brasil Ciência, que estreia na madrugada desta segunda (12/12) para terça-feira, à meia-noite, no Discovery Brasil.

A série é patrocinada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e vai revelar que o País possui uma infraestrutura de ponta, que coloca a pesquisa nacional na fronteira do conhecimento. Os documentários sobre a ciência e a tecnologia produzidas no Brasil vão ar todos os dias desta semana, sempre 0h.

O primeiro episódio vai abordar a Torre Alta da Amazônia (Atto, na sigla em inglês), um dos mais importantes projetos de pesquisa do mundo sobre mudanças climáticas. Instalado no meio da Floresta Amazônica, o observatório tem 325 metros de altura, o que equivale a um prédio de 80 andares, e é a maior torre de estudos climáticos do mundo. A expectativa dos pesquisadores é que a torre monitore o clima na Amazônia por um período de 20 a 30 anos com a coleta de dados sobre os processos de troca e transporte de gases entre a biosfera e a atmosfera.

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP), também será tema de um episódio. O País, hoje, é um dos líderes mundiais em pesquisas de luz síncrotron que possibilitam, por exemplo, avanços nas áreas de biotecnologia e nanotecnologia. Em 2018, o LNLS concluirá a construção do seu mais ambicioso projeto, o Sirius, que deve superar o equipamento inaugurado na Suécia este ano.

A ciência brasileira também possui o maior e mais potente supercomputador da América Latina, o Santos Dumont. Localizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), é capaz de realizar um quatrilhão de operações matemáticas por segundo. Sua velocidade de processamento de dados permite acelerar os resultados e apoiar pesquisadores de todo o País.

Em outro episódio, o telespectador conhecerá como funciona um dos mais modernos navios de pesquisa hidroceanográfica do mundo, o Vital de Oliveira. Equipada com o que há de mais moderno, a embarcação terá reflexo direto na ampliação da geração de conhecimento sobre o ambiente marinho na região do Atlântico Sul, no desenvolvimento de tecnologias e inovação em produtos e serviços, na redução da vulnerabilidade e dos riscos decorrentes de eventos extremos e das mudanças climáticas sobre a zona costeira e na formação de recursos humanos ligados à pesquisa científica marinha.

A série também mostrará que o Brasil está perto de lançar na órbita terrestre o seu primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O equipamento, construído com vários itens de tecnologia brasileira, vai possibilitar a conexão em banda larga em todo o território nacional e garantir a soberania em comunicações estratégicas. O satélite deve ser colocado em órbita em março de 2017. Com 5,8 toneladas e 5 metros de altura, ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo o território brasileiro e o Oceano Atlântico.

Informações: MCTIC