Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apresenta resultado preliminar da chamada pública Amazônia Legal
fechar
Compartilhar


floresta amazonica

 

A Finep acaba de divulgar o resultado preliminar da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT/AT/AMAZÔNIA LEGAL 04/2016, que tem como objetivo o apoio à infraestrutura de projetos de pesquisa de Instituições Científicas e Tecnológicas da Amazônia Legal. Foram recomendados 16 projetos das 30 propostas apresentadas. Estão disponíveis R$ 20 milhões de recursos não reembolsáveis, originários do FNDCT/Ação Transversal.

 

A chamada deu prioridade aos seguintes temas: melhoria da infraestrutura laboratorial básica em todas as áreas do conhecimento, permitindo apoio a projetos de natureza variada, sobretudo em áreas que permitam a preservação ambiental, o melhor conhecimento do bioma amazônico, o aproveitamento da biodiversidade, o monitoramento e controle do desmatamento e degradação florestal; estabelecimento e manutenção de acervos de natureza histórica, geográfica e cultural; infraestrutura para promoção do uso sustentável dos biomas existentes na região; tecnologias inovadoras em sistemas de monitoramento para controle do desmatamento e degradação florestal; agregação de valor à produção local (alimentos, moveleira e do pescado); entre outros.

As concorrentes foram instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, incluindo organizações sociais, localizadas na região de abrangência da Amazônia Legal (Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e a parte do estado do Maranhão).

Segundo o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Wanderley de Souza, "A Finep tem plena consciência de que há necessidade de ampliação significativa dos recursos para esta ação e espera que ela marque o início de um resgate de um investimento efetivo das instituições amazônicas, preferencialmente em cooperação com as fundações de apoio à pesquisa localizadas nos estados da região".