Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apresenta resultado preliminar da chamada pública Amazônia Legal
fechar
Compartilhar


floresta amazonica

 

A Finep acaba de divulgar o resultado preliminar da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT/AT/AMAZÔNIA LEGAL 04/2016, que tem como objetivo o apoio à infraestrutura de projetos de pesquisa de Instituições Científicas e Tecnológicas da Amazônia Legal. Foram recomendados 16 projetos das 30 propostas apresentadas. Estão disponíveis R$ 20 milhões de recursos não reembolsáveis, originários do FNDCT/Ação Transversal.

 

A chamada deu prioridade aos seguintes temas: melhoria da infraestrutura laboratorial básica em todas as áreas do conhecimento, permitindo apoio a projetos de natureza variada, sobretudo em áreas que permitam a preservação ambiental, o melhor conhecimento do bioma amazônico, o aproveitamento da biodiversidade, o monitoramento e controle do desmatamento e degradação florestal; estabelecimento e manutenção de acervos de natureza histórica, geográfica e cultural; infraestrutura para promoção do uso sustentável dos biomas existentes na região; tecnologias inovadoras em sistemas de monitoramento para controle do desmatamento e degradação florestal; agregação de valor à produção local (alimentos, moveleira e do pescado); entre outros.

As concorrentes foram instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, incluindo organizações sociais, localizadas na região de abrangência da Amazônia Legal (Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e a parte do estado do Maranhão).

Segundo o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Wanderley de Souza, "A Finep tem plena consciência de que há necessidade de ampliação significativa dos recursos para esta ação e espera que ela marque o início de um resgate de um investimento efetivo das instituições amazônicas, preferencialmente em cooperação com as fundações de apoio à pesquisa localizadas nos estados da região".

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE