O professor Wanderley de Souza, assessor da presidência da Finep, representou a instituição na segunda-feira, 19/2, na abertura do Seminário Saúde e Meio Ambiente da Amazônia, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz. O encontro, que aconteceu no município de Tefé, no interior do estado do Amazonas, contou com a participação de cerca de 200 pesquisadores dos vários estados da Amazônia Legal.
O Seminário integra a segunda parte de debates sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Amazônia, discutido em um primeiro momento na cidade de Porto Velho (RO), em maio de 2023, e que realizará a terceira e última etapa, em Belém (PA), em data a ser definida. Em suas três etapas, o encontro tem por objetivo definir uma agenda de trabalho que contemple projetos estruturantes e integradores nas temáticas saúde e ambiente, visando questões estratégicas, os desafios sanitários e de atenção à saúde e conservação da região. A atividade compreende o protagonismo da Amazônia, na perspectiva de fortalecimento do SUS,
Wanderley fez uma apresentação sobre os vários programas e editais da Finep, no âmbito das Diretorias de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e de Inovação . Foram discutidas as dificuldades e a falta de estrutura científica no interior, bem como a importância da Ciência, da Tecnologia e da Inovação para a região amazônica. Em razão disso, há grande expectativa quanto ao lançamento de um edital específico para infraestrutura na região Norte do país.