Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep discute desafios do setor de óleo e gás na November Conference
fechar
Compartilhar

 SCBN Bandeira 1

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, na Urca, Rio de Janeiro, aconteceu a quarta edição da conferência Brasil-Noruega no século 21 (BN21), encontro promovido pela Finep em parceria com a Innovation Norway e o Conselho Norueguês de Pesquisa (RCN) para discutir os desafios da indústria de óleo e gás no Brasil e na Noruega. O superintendente da área de Engenharia, Indústria e Serviços da Finep, Mauricio Syrio, representou a financiadora no evento.

O primeiro dia da conferência contou com palestras de representantes de instituições e indústrias da área. Entre eles, a cônsul geral da Noruega no Brasil, Sissel Hodne Steen; o diretor da Innovation Norway no Brasil, Stein Gunnar Bondevik; a diretora do RCN, Siri Helle Friedemann; além de especialistas e executivos de empresas como Agência Nacional de Petróleo (ANP), Petrobras, Embraer Sistemas, Statoil e Concremat Ambiental. Mauricio Syrio fez sua apresentação em nome da Finep ressaltando os desafios da área de óleo e gás no Brasil e como a Finep pode contribuir para o meio, destacando os projetos apoiados pela empresa e seus resultados. Clique aqui para ver os slides da palestra.

A Consul Geral da Noruega disse que está satisfeita com o primeiro resultado da Chamada Pública Conjunta entre Finep e Conselho Norueguês de Pesquisa (RCN) - que teve o resultado preliminar da 2ª etapa divulgado recentemente com 5 projetos pré-aprovados - e demonstrou interesse em outra edição. Para os representantes da Petrobrás e da Statoil, a chamada é extremamente positiva para o desenvolvimento do setor. Fabiano Lobato, chefe do centro de pesquisa do Rio da Statoil, disse que vê as parcerias de fomento como o caminho que o BN21 deve seguir e que o grande exemplo é a chamada conjunta entre a Finep e RCN.

Segundo Mauricio Syrio, a conferência foi positiva. Na visão do executivo, "o momento difícil do setor serviu para aumentar o interesse das empresas em encontros como assim", salientou.

O segundo dia da conferência foi marcado por palestras acadêmicas, agregando conhecimento à plateia sobre o que está sendo feito em pesquisa na área. Para os representantes da Noruega e do Brasil, a November Conference virou uma tradição que serve de Networking para as empresas norueguesas e brasileiras.

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE