Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apresenta soluções para inclusão de deficientes
fechar
Compartilhar

sbpc 2016 1O Presidente da Finep, Wanderley de Souza (terceiro da direita para a esquerda), participou da abertura (Fotos: João Luiz Ribeiro/Finep)

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o presidente da Finep, Wanderley de Souza, participaram da abertura oficial da 68a Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontece na Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro (BA). A cerimônia ocorreu no domingo (03/07) e a inauguração da EXPOT&C, feira de tecnologia e chamariz da Reunião, ocorreu na segunda-feira, dia 04. 

A ciência é a base de um Brasil forte e este encontro da SBPC marca o ponto de contato daqueles que têm compromisso com o desenvolvimento brasileiro", afirmou Kassab. O ministro visitou o estande da Finep na feira ao lado de Helena Nader, presidente da SBPC, e do presidente Wanderley de Souza. No espaço, a financiadora apresenta soluções para pessoas com deficiência. 


sbpc 2016 3
O ministro do MCTIC, Gilberto Kassab (de pé), ao lado de Helena Nader, presidente da SBPC, e Naomar de Almeida Filho, reitor da UFSB.

O Hand Talk, aplicativo que traduz português para libras, chamou a atenção de Kassab, que fez alguns testes para descobrir o impacto da tecnologia. Saiu do espaço bastante impressionado. "As pessoas com problemas auditivos ganham um importante aliado", afirmou. Assista ao vídeo do ministro experimentando o aplicativo. 

Wanderley de Souza apresentou a Kassab mais dois produtos que a Finep expõe: a bengala eletrônica, que vibra e apita ao captar obstáculos e ajuda deficientes visuais, e o jogo Vale das Maçãs, game para auxiliar pacientes com dificuldades motoras. "A Finep tem um corpo qualificado para fomentar tecnologias assistivas e aqui está um apanhado dos resultados colhidos com as nossas ações", explicou o presidente da Finep.



sbpc 2016 2
O presidente da Finep visita o estande da financiadora na SBPC.

A Reunião da SBPC vai até sábado, dia 11. Durante a semana, haverá também debates, mesas e apresentações com os principais cientistas brasileiros. Confira a programação completa: http://www.sbpcnet.org.br/portoseguro/home