Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep e CEO do Mitacs se reúnem no Rio
fechar
Compartilhar

wanderley souza e alejandro adem

Wanderley de Souza, presidente da Finep (à esq.),
e Alejandro Adem, CEO e diretor científico do Mitacs (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)

Nesta terça-feira, 1/3, o presidente da Finep, Wanderley de Souza, participou de uma reunião com Alejandro Adem, CEO e diretor científico do Mitacs, organização canadense que promove programas de pesquisa e treinamento voltados para a inovação industrial e social do Canadá. No encontro, ocorrido na sede da financiadora, no Rio, discutiram possibilidades de futuras parcerias entre as instituições. Também estiveram presentes a cônsul-geral do Canadá no Rio de Janeiro, Vivian Hung, e o gerente em exercício do Departamento de Cooperação Internacional da Finep, Julio Cesar Imenes.

O Mitacs - Mathematics of Information Technology and Complex Systems - é uma instituição sem fins lucrativos que dá impulso a parcerias entre indústrias, academia e governo, e possui 25 escritórios no território canadense. Fundada em 1999 como uma rede nacional de centros de excelência, com foco nas aplicações das ciências matemáticas para a pesquisa industrial, a partir de 2007 expandiu seus programas para todas as disciplinas, mas manteve a sigla como razão social. Em 2011, tornou-se independente, deixando de contar com recursos públicos do governo canadense.

Por meio de um de seus programas, o Globalink, já estabeleceu acordos de cooperação bilateral com o Brasil, Austrália, China, França, Alemanha, Índia, Japão, México, Arábia Saudita, Tunísia e Vietnam, entre outros. O programa permite que estudantes de pós-graduação participem como estagiários em projetos de pesquisa colaborativos envolvendo universidades ou indústrias do Canadá e dos países parceiros.

Em 2010, o Mitacs e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao MEC) estabeleceram acordo de cooperação para fomentar a troca de conhecimento entre o Canadá e o Brasil, com projetos colaborativos, workshops e intercâmbio de estudantes. Foram lançados editais conjuntos para graduação sanduíche no Canadá, o mais recente em 2014.