Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ministro reúne instituições do MCTI para combater o Aedes aegypti
fechar
Compartilhar

 ministro padrao

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, reuniu-se com diretores, superintendentes, analistas e assessores de imprensa dos institutos ligados ao ministério com sede no Rio de Janeiro. O objetivo foi sensibilizar os representantes dessas instituições para o combate ao mosquito aedes aegypti, especialmente  no carnaval.

 Recebido pelo presidente da Finep, Wanderley de Souza, Pansera mostrou-se preocupado com a crescente proliferação do mosquito, que tem infectado grande parte da população. A maior preocupação é com as mulheres grávidas contaminadas com o vírus Zika. A virose, ao contrário da Dengue e da Chicungunya, já conhecidas,  apresenta sintomas brandos, e é considerada uma doença nova.

 “Não há casos na literatura médica que descreva o vírus, muito menos as consequências que pode provocar”, declarou Wanderley de Souza, médico de formação. Segundo ele, a saída é prevenir, porque nenhuma doença transmitida por insetos será exterminada.

 Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é de que até o fim do ano sejam registrados 20 mil casos de Zika, sem contar com a possibilidade de muitos deles sequer serem diagnosticados exatamente pela sintomatologia pouco agressiva.

 Na reunião com o ministro, estiveram presentes representantes da CBPF, Cetem, INT, LNCC, Mast, Observatório Nacional, INB, Cnen, Nuclep, Impa e Finep.

 Durante a campanha de combate ao mosquito, a Finep vai lançar boletins diários com novas informações e dicas de combate, dirigidos aos funcionários e aos terceirizados,  como motoristas, pessoal de limpeza e copeiras.