Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Teste inovador identifica doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
fechar
Compartilhar

 Larva

 

O Brasil vai contar em breve com um teste capaz de diagnosticar simultaneamente as três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: zika, dengue e chikungunya. A Finep liberou em janeiro a última parcela de R$ 890 mil para a Fiocruz (o financiamento total foi de cerca de R$ 5 milhões), que está desenvolvendo o chamado KIT NAT discriminatório, em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

A expectativa é que o teste esteja disponível na rede de laboratórios do Ministério da Saúde ainda no primeiro semestre deste ano. “Já estamos com 18 dos 27 laboratórios centrais equipados para receber este teste e agora em fevereiro a Fiocruz vai produzir os kits”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Castro. Segundo ele, o ministério vai encomendar a produção de 500 mil kits até o final de 2016.

O teste, que identifica a doença por meio do material genético do vírus, pode ser realizado em 30 pacientes de forma simultânea. O kit oferece uma combinação pronta de reagentes, acelerando a análise das amostras e a liberação dos resultados, que saem em apenas quatro horas.

Diferentemente do teste sorológico, o teste molecular é capaz de diagnosticar a doença ainda na fase clínica.

Teste sorológico

A Fiocruz e outros institutos de pesquisa do País ainda buscam maneiras de criar um teste por sorologia, que avalia a reação do sistema imune do paciente. A vantagem desse tipo de teste é a possibilidade de identificar infecções passadas. Com a sorologia, por exemplo, grávidas em estágio avançado também poderão saber se tiveram ou não o zika vírus no início da gestação, com risco de comprometimento neurológico para o feto.
Segundo o ministro da Saúde, o Brasil tinha em média aproximadamente 150 casos de microcefalia por ano e, de outubro a dezembro do ano passado, contabilizou aproximadamente 3.500.