Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep promove o 2º Encontro de Parceiros Inovacred, em Campinas (SP)
fechar
Compartilhar

 sirus2024siteParticipantes do encontro em visita ao acelerador de partículas Sirius, no CNPEM

 

A Finep promoveu, nos dias 26 e 27/3, em Campinas (SP), o 2º Encontro de Parceiros Inovacred, que reuniu executivos e representantes de mais de vinte instituições parceiras do programa de crédito descentralizado da Finep, que operam financiamentos prioritariamente à inovação a micro, pequenas e médias empresas, nos estados brasileiros. As atividades tiveram como objetivo a integração dos parceiros, além de apresentação de resultados, estratégias e casos de sucesso. No último dia, foi realizada a cerimônia do Prêmio Finep Inovacred 2024. Veja fotos e vídeo do evento.

O evento contou com a presença dos diretores da Finep Elias Ramos (Inovação), Janaína Prevot (Administração) e Márcio Stefanni (Financeiro), do superintendente da Área de Inovação, Newton Hamatsu, do gerente do Departamento de Operações de Crédito Descentralizadas, Gustavo Barcelos, junto com o time de analistas da Financiadora que lida com o Inovacred, além de diversas autoridades de outras instituições e das agências parceiras regionais.

Na abertura, o diretor Elias Ramos afirmou que a iniciativa “consolida os esforços da Finep em fortalecer a descentralização dos recursos de crédito, que, só no ano passado, responderam por cerca de 20% das contratações dessa modalidade, o e que é fundamental para garantir acesso aos recursos de inovação para micro, pequenas e médias empresas”. O diretor de Inovação disse, também, que “é com entusiasmo que a Finep vem reconhecer e premiar, pela primeira vez, o excepcional trabalho desempenhado pelos nossos agentes financeiros em 2023. Acreditamos que este é um passo importante para fortalecer ainda mais a nossa parceria e continuar a promover o crescimento e a inovação”, finalizou.

Em sua fala, o superintendente de Inovação, Newton Hamatsu, lembrou que o primeiro encontro, em 2023, “desempenhou um papel crucial na troca de experiências com os agentes financeiros e no alinhamento estratégico com a Finep”. Para ele, o segundo encontro consolida, agora, “os esforços da Finep em fortalecer a descentralização dos recursos de crédito. E vamos reconhecer a parceria fundamental com os agentes, fator essencial para o sucesso contínuo do programa”.

Já Gustavo Barcelos, gerente do Departamento de Operações de Crédito Descentralizadas, destacou que este segundo encontro representa “uma oportunidade para apresentar as iniciativas da Finep e ouvir os feedbacks dos agentes. Neste ano, destacamos o Fampe-Inovacred, o desenvolvimento da nova plataforma de crédito descentralizado e os novos processos simplificados relacionados a iniciativas alinhadas com a Nova Indústria Brasil”.

A primeira parte do dia contou, ainda, com palestras de Paulo Curado, diretor de Inovação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) - onde aconteceu o evento - e de Eduardo Couto, diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), sobre oportunidade de investimento em inovação em transição energética. As apresentações de “cases” de sucesso do Inovacred ficaram a cargo de Rennan Medeiros Costa, da Piauí Fomento, e Arthur da Silva Souza, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). 

A tarde de 26/3 foi dedicada a visitas aos laboratórios do CNPEM, incluindo o acelerador de partículas Sirus, a maior e mais complexa estrutura de pesquisa do País, que recebeu recursos da Finep em desenvolvimento. A Finep apoia também o próximo projeto do CNPEM - um laboratório de máxima contenção biológica, conhecido como NB4 – abreviação para nível de biossegurança 4, o primeiro do gênero no Brasil e o primeiro do mundo conectado a uma fonte de luz síncrotron.

Prêmio Finep Inovacred

O segundo e último dia (27/3) culminou com a cerimônia do Prêmio Finep Inovacred 2024. Criado para homenagear os agentes financeiros que mais se destacaram, o Prêmio traduz o reconhecimento da Finep ao trabalho dos parceiros por seu apoio a projetos inovadores e impactantes. Veja fotos aqui.

Abaixo, os vencedores do Prêmio, por categoria, agente parceiro Inovacred premiado e empresa que desenvolveu o projeto:

Maior Grau de Inovação:
1º lugar: AgeRio - Fototerra Atividades de Aerolevantamentos
2º lugar: Piauí Fomento - Higia Tecnologia
3º lugar: Desenvolve SP - Fibercitrus

Maior Impacto Ambiental:
1º lugar: Cresol Baser - Let's Fly Sustentável Comércio de Produtos de Proteína Desidratados
2º lugar: Cresol Central Brasil - Recicla Brasil
3º lugar: BDMG- VMI Sistemas de Segurança

Maior Impacto Social:
1º lugar: Piauí Fomento - Fox In Line Technologies
2º lugar: Desenvolve SP - Inklua Serviços para Inclusão de PCD
3º lugar: Badesul - Contronic Sistemas Automáticos

Maior volume de financiamento:
1º lugar: BRDE

Na ocasião, a diretora Administrativa da Finep, Janaína Prevot, afirmou que “essa é uma ótima oportunidade de conhecermos os projetos financiados pelo Inovacred. É impressionante ver o grau de inovação de projetos no Piauí, no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil”.

Em sua apresentação sobre a carteira de crédito da Finep, o diretor Financeiro, de Crédito e Captação, Márcio Stefanni, afirmou que é essencial popularizar a Finep e reconhecer a importância dos agentes financeiros nesse processo. “A inovação é possível em todo o Brasil, como evidenciado aqui por exemplos de inovações em cidades muito pequenas. Cada agente Inovacred é um embaixador da Finep, trabalhando conosco para promover nossas políticas, são essenciais e esse evento é para valorizamos esse trabalho”, disse.

O segundo dia também contou com a participação do diretor-executivo da ABDE, André Godoy, e com palestrantes, apresentados pelo superintendente de Inovação da Finep, Newton Hamatsu. O coordenador de Avaliação de Garantias da Finep, Bruno Sodré, falou sobre o fundo FAMPE-Inovacred; o superintendente de Micro e Pequena Indústria e Competitividade da Fiesp, Renato Corona, detalhou os procedimentos para enquadramento do Programa NR12 no Finep Inovacred; e o diretor de Tecnologia e Inovação do CPQP, Paulo Curado, fez uma apresentação sobre os laboratórios da instituição.

À tarde, os participantes visitaram os laboratórios do Instituto Eldorado. O Eldorado é uma instituição privada de pesquisa e desenvolvimento de soluções em tecnologia de informação, comunicação e microeletrônica. Veja a cobertura completa nas redes sociais da Finep.