É com pesar que comunicamos o falecimento, no dia 26 deste mês, do Prof. Dr. LUIZ ANTÔNIO BARRETO DE CASTRO (conhecido como Luiz ABC), em Brasília, com sepultamento previsto para o dia 27/12, no Rio de Janeiro. Luiz ABC foi certamente um dos introdutores da Biotecnologia no país. Nasceu no Rio de Janeiro em 1939 e, em 1959, iniciou a graduação na Escola Nacional de Agronomia, iniciando estágio de iniciação científica estudando recursos genéticos de hortaliças. Após concluir o curso de Engenharia Agronômica (1962) estabeleceu o primeiro laboratório de Tecnologia de Sementes do Brasil, em 1965. Desenvolveu intensa atividade acadêmica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Obteve seu Mestrado na Universidade Estadual de Mississipi e o doutorado em Fisiologia Vegetal na Universidade da CalifórniaDavis, realizando estudos pioneiros sobre as proteínas da soja. Em 1980, ingressou na EMBRAPA, onde liderou os primeiros estudos de engenharia genética vegetal no Brasil.
Foi presidente do CTNBio, membro da Academia Brasileira de Ciências e teve papel destacado no Programa PADCT, com forte participação do então MCT e da Finep. Além disso, foi grande incentivador da Biotecnologia no país com forte atuação no Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos (CENARGEN) da Embrapa, localizado em Brasília. Atuou fortemente para que a Biotecnologia florescesse em muitas instituições
científicas do país.
A Finep lamenta a perda de um cientista brilhante que atuou várias vezes como nosso assessor científico - apresentando aos seus parentes e colaboradores nossos sentimentos.
Gabinete da Presidência da Finep