Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep anuncia suspensão temporária da chamada Centros Nacionais Multiusuários 2022
fechar
Compartilhar

 

SUSPENSAOTEMPORARIA

 

A CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT/CT-INFRA/CENTROS NACIONAIS MULTIUSUÁRIOS 2022 acaba de ser suspensa temporariamente para avaliação geral.

O Programa CENTROS NACIONAIS DE INFRAESTRUTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE CARÁTER MULTIUSUÁRIO foi lançado, em 2016, com o objetivo  de consolidar e ampliar um conjunto de centros com equipamentos e serviços altamente especializados, de caráter único no País, ou em uma determinada região brasileira, para atendimento a toda a comunidade científica e tecnológica nacional, bem como a empresas de base tecnológica.

Trata-se, portanto, de um programa com características distintas das ações de apoio à infraestrutura multiusuária para atendimento às necessidades institucionais, realizadas por meio de editais do Programa PROINFRA, lançados periodicamente.

O edital lançado em 2022 foi concebido tendo como base o programa original. No entanto, alguns conceitos foram ajustados, o que gerou dúvidas em várias instituições. Quando o programa foi criado, a Finep instituiu um Comitê Científico para seu acompanhamento e avaliação. Esse comitê chegou a realizar reuniões com os usuários e, conforme previsto no Edital, será convocado para analisar os relatórios encaminhados pelos centros apoiados originalmente.

"Nossa visão é de que precisamos fazer ações assertivas e, no atual contexto, esta chamada se chocava - em alguns conceitos - com o PROINFRA. Isto gerou insegurança entre potenciais postulantes. Por isto, vamos chamar o Comitê, debater critérios, conversar com especialistas para que tenhamos bússola perfeita", disse Wanderley de Souza, ex-presidente da Finep, que - agora - integra a assessoria direta. "Não se trata de cancelamento. Apenas uma reavaliação estratégica, o que mostra que estamos de olho nas demandas do Sistema Nacional de CT&I", completou.