A Finep/MCTI e o Ministério da Saúde acabam de lançar chamada pública voltada à concessão recursos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, em projetos que envolvam risco tecnológico para o diagnóstico e tratamento de pessoas com Doenças Negligenciadas, Tropicais e transmitidas por Vetores (DNTs) e outras doenças infecciosas afetando populações negligenciadas.
A ideia é reduzir a incapacidade causada por essas doenças, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e seus familiares e melhorar o acesso aos serviços de saúde.
Serão comprometidos recursos não reembolsáveis destinados a ICTs até o limite de R$50.980.393,00 (Cinquenta milhões novecentos e oitenta mil trezentos e noventa e três reais). Prazo final para envio eletrônico de propostas: 11/03/2022.
As propostas deverão ser apresentadas em arranjo institucional composto por uma única Instituição Proponente (convenente), que será responsável pelo gerenciamento e execução financeira do projeto e por pelo menos uma ICT Executora, que será responsável pela coordenação e execução técnica do projeto e, opcionalmente, por uma empresa parceira (interveniente cofinanciadora), que deverá obrigatoriamente aportar recursos financeiros no projeto.
São três linhas temáticas:
- - Demandas Específicas (8 milhões)
- - Complexo Industrial da Saúde (21 milhões)
- - Inovação em Diagnóstico e Abordagem terapêutica de DNTs (21, 9 milhões)
O que são Doenças Negligenciadas, Tropicais e transmitidas por Vetores?
Constituem um grupo bastante diverso de doenças transmissíveis que prevalecem em condições climáticas tropicais e subtropicais e estão diretamente relacionadas com a desigualdade social. São elas; Doença de Chagas., Leishmaniose, Hanseníase, Toxoplasmose, dentre outras.
O que são Populações desassistidas?
Pacientes com outras doenças que também são desatendidos de diagnósticos e/ou tratamentos por razões diversas.