Elas são 30 empresas lideradas por mulheres, vindas das cinco regiões do País. Suas empreendedoras fundaram startups com uma mistura de competência e coragem que as qualificou para serem selecionadas no Edital que Finep e MCTI criaram para alavancar suas ideias de vanguarda, o Mulheres Inovadoras. O programa, que em sua segunda edição em 2020 recebeu um total recorde de 315 inscrições, entra agora em sua fase de Aceleração — período destinado a preparar as empresas de forma rápida e eficaz para que estejam prontas para se apresentarem no mercado. A agenda de atividades, que inclui mentorias e palestras, culminará com a elaboração, pelas empresas selecionadas, de uma apresentação de seus negócios a uma banca avaliadora. As 10 melhores eleitas pelo júri, duas de cada região do país, serão as vencedoras do Prêmio Mulheres Inovadoras - Edição 2021 e receberão cada, premiação em dinheiro no valor de R$ 100 mil.
O evento online de abertura da fase Aceleração contou com a presença dos parceiros da iniciativa — Founder Institute, Jupter, Oria Capital e Rme - Rede Mulher Empreendedora —, que atuam também como mentores nesta edição. O representante do MCTI, Leonardo Freitas, que junto com a equipe Finep elaborou o Mulheres Inovadoras, registrou sua satisfação com o resultado da parceria que, em suas palavras ‘fez a ideia crescer e virar realidade’ e se declarou ansioso com a nova fase. “A experiência será muito intensa tanto para vocês quanto para nós. Na edição passada, vimos algumas entrarem como cientistas no programa e saírem empresárias com grande potencial de sucesso. Estou certo de que, nessa edição, se dará o mesmo”, destacou.
A fase de Aceleração acontece de 1º de junho a 9 de julho. Sua agenda de atividades semanais inclui duas palestras gerais, para o conjunto das startups selecionadas, e uma reunião de mentoria individual para cada empresa, de aproximadamente duas horas de duração, a ser agendada entre empresas e mentores. Além disso, serão disponibilizados contatos de e-mail e Whatsapp, para esclarecimento de dúvidas, diretamente com os mentores.
Conhecendo o cliente: uma jornada de sucesso; Análise de Mercado e da concorrência; Assessoria de Imprensa transforma marcas em valor e Gestão financeira para startups são alguns dos temas das palestras previstas.
Após concluída a fase Aceleração, as empresas terão até 21 de julho de 2021 para entregarem sua apresentações à coordenação do programa na Finep. De 9 a 13 de agosto, então, farão seu relato à banca de examinadores.
O assessor da Diretoria da Finep, Eduardo Lopes, substituindo o diretor Financeiro, de Crédito e Captação, Adriano Lattarulo, encerrou o evento agradecendo à equipe do DEIS, a Leonardo Freitas e aos parceiros pela realização e ressaltou a importância da iniciativa. “É realmente revigorante conhecer vocês, 30 startups das cinco regiões do país, de vários setores como Biotecnologia, Inteligência Artificial, Saúde. Desejo sucesso nas próximas semanas”.
O Mulheres Inovadoras foi criado pela Finep e MCTI para estimular startups lideradas por mulheres de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no empreendedorismo nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento. Mas como sintetizou o analista do DEIS – Departamento de Empreendedorismo e Investimento em Startups pela Finep, André Calazans, embora todas desejem a vitória final, o processo de aceleração e a formação de redes entre as participantes é o mais importante.
“Já tivemos empreendedoras que se tornaram palestrantes, empresas de um mesmo setor que se uniram para alavancar seus negócios. A competitividade é importante, mas a formação de uma rede, a solidariedade é a força conjunta das mulheres”, conclui. E em tempos de sororidade, esse parece ser o grande recado.
As 30 empresas selecionadas podem ser conhecidas aqui.