Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Startup apoiada pela Finep desenvolve teste rápido para Covid-19
fechar
Compartilhar

 

hi

 

Com o avanço de casos de Covid-19 no Brasil, um dos maiores desafios tem sido como realizar mais testes e de maneira mais rápida. Várias alternativas para os exames atuais que detectam o coronavírus – que levam dias para serem finalizados – vem surgindo. Uma empresa de Curitiba já disponibiliza um laboratório portátil que pode realizar testes em poucos minutos.

A Hi Technologies, startup criada por ex-estudantes da PUCPR, produz o HiLab, um pequeno kit laboratorial que realiza a leitura do material coletado, envia os dados via internet para a central, e retransmite o resultado em minutos. Em 2010, a empresa foi apoiada pela Finep, com recursos de subvenção econômica operados de forma descentralizada – chamado à época Pappe Subvenção Paraná – no valor de R$ 300 mil. Os parceiros na ocasião para operacionalização foram: Fiep/Sebrae/ IBQP.

 

Resultados em 10 minutos

Existem dois tipos de testes para o Covid-19 – o PCR, que é feito em laboratórios, e no Brasil produzido pela Fiocruz, que indica se uma pessoa foi contaminada mesmo sem a doença se manifestar, e demora até 7 dias para ficar pronto; e os testes rápidos, que identificam anticorpos do vírus em amostras de sangue ou saliva, depois que o vírus de manifestou no organismo, e levam cerca de 10 minutos para dar o resultado o dado.

 

marcus figueiredo ceo hi technologiesMarcus Figueiredo, CEO da Hi Technologies 

 

 A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, até o momento, 8 testes rápidos. O kit da Hi Technologies é um dos credenciados pela Agência. Os testes rápidos não estão disponíveis para uso pessoal, mas sim por laboratórios, hospitais, clínicas e farmácias. Veja mais detalhes sobre o HiLab.

A empresa

Em 2003, alunos da PUCPR criaram um sistema que se adaptava a equipamentos médicos e funcionava remotamente. Em seguida, 2004, criaram a Hi Technologies, 100% virtual, na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec). Após o lançamento de diversos produtos, em 2017 lançaram o Hi Lab.