Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep é homenageada na abertura do VII Congresso de Biodiesel
fechar
Compartilhar

ImagemAndré Godoy recebe das mãos do ministro Marcos Pontes
placa de reconhecimento e agradecimento à Finep pelo patrocínio ao evento

 

O diretor Administrativo da Finep, André Godoy, participou na segunda-feira (4/11), da abertura do VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação do Biodiesel, que acontece até o dia 7 de novembro, na cidade de Florianópolis (SC), no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) como patrocínio Governamental da Finep, a cerimônia contou com a presença do ministro Astronauta Marcos Pontes, do senador Esperidião Amin, da deputada Federal, Ângela Amin, e de demais autoridades do município de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina.

A finalidade do evento é abordar e incentivar a inovação e o empreendedorismo no setor de Biodiesel. Na programação, estão previstas novidades em temas relevantes do setor, além do Grand Prix de Inovação, da Rodada de Inovação e Negócios e da Feira Tecnológica. O objetivo é abordar o tema de forma prática e abrangente, expondo sua extrema importância para a economia do país e para o meio ambiente.

O diretor da Finep apresentou dados que mostram a relevância do investimento em ciência, tecnologia e inovação no desenvolvimento dos países. "Metade das empresas negociadas na bolsa de Nova Iorque hoje tendem a desaparecer nos próximos 15 anos", alertou. Segundo ele, novos negócios vão surgir, especialmente em áreas consideradas de futuro, como inteligência artificial, biotecnologia e biodiesel. "Esta é uma indústria nascente, com o perfil certo para as exigências do século XXI", afirmou. Para Godoy, nessa corrida tecnológica, o Brasil tem o principal, que é o capital humano, mas precisa resolver problemas estruturais que atrapalham o ambiente de negócios, como as altas cargas tributárias.

WhatsApp Image 2019 11 05 at 13.24.03
O diretor André Godoy representou o presidente da Finep no Congresso

O ministro Marcos Pontes anunciou a meta de levar o país para a 20ª posição no ranking mundial de inovação. Hoje ele é o 66º na lista. "O Brasil tem tudo para se tornar protagonista em C,T&I. E para chegar lá é necessário o trabalho em rede, interligando os meios e os recursos disponíveis", disse o ministro. Segundo ele, o país precisa achar soluções para os problemas antigos e para os novos desafios. "O MCTIC está aqui para ajudar, nós somos a caixa de ferramentas do governo federal", afirmou.

Ao final da cerimônia, o ministro homenageou, com a entrega de placas de reconhecimento e agradecimento, os patrocinadores e organizadores do evento. A Finep, como uma das principais patrocinadoras, foi uma das primeiras a receber a homenagem.


WhatsApp Image 2019 11 05 at 11.04.39O Congresso vai até 9/11

Importância

O setor de biodiesel tem potencial para gerar empregos e estimular empreendedores em busca de novos negócios. Em plena expansão, a produção brasileira de biodiesel bateu recorde em 2018 com 5,3 bilhões de litros, o que a situa como a segunda no mundo, depois dos Estados Unidos. Mas a expectativa é que ultrapasse em breve o primeiro colocado. "Somente por meio da inovação o setor de biodiesel continuará crescendo no Brasil", disse Bruno Laviola, presidente do VII Congresso de Biodiesel.

Considerando que no Brasil é possível trabalhar a expansão da agricultura de alimentos junto com a agricultura de energia, sem competição por área e recursos, a tendência é que o Brasil passe a ser também um exportador do biocombustível, gerando mais renda, empregos e desenvolvimento econômico para o país.

As duas principais fontes do biodiesel hoje são o óleo de soja e a gordura animal. Mas o país conta com a possibilidade de explorar vários tipos de oleaginosas para gerar combustível, como os óleos de palma, algodão, milho, canola, e uma lista que pode incorporar novos candidatos como a palmeira macaúba. A diversificação das matérias-primas é uma oportunidade para o empreendedorismo.

O crescimento inevitável da demanda por biodiesel prevista para os próximos anos é uma garantia de que as oportunidades para empreender com viés na inovação irão se ampliar. E assim como se fala hoje na Revolução Industrial 4.0, a grande onda de mudança trará espaço para o Biodiesel 4.0.