Ministro Marcos Pontes e o presidente da Finep no momento da posse fotos: Marcio Nascimento/ASCOM-MCTIC
O presidente da Finep, general Waldemar Barroso, tomou posse ontem (17/9) como presidente do Conselho Consultivo da Financiadora, ao lado de outros seis representantes do Governo e de instituições ligadas ao sistema de ciência, tecnologia e inovação. Ao todo, são 29 conselheiros que atuam como órgão colegiado no assessoramento à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração da Finep em assuntos de caráter estratégico para a execução do objetivo social e missão institucional da Agência.
Presente à 1ª Reunião Ordinária de 2019, o ministro Marcos Pontos deu posse ao presidente da Finep que, por sua vez, empossou os demais conselheiros. O general Barroso aproveitou o encontro para apresentar a proposta de planejamento estratégico da Finep que será implementada em consonância com as diretrizes Plano Nacional de Inovação, em elaboração pelo MCTIC. A ideia da diretoria da Finep é contribuir para o atingimento da meta estabelecida no Plano de levar o Brasil para a 20ª posição no ranking mundial da Inovação. Hoje, o País ocupa a 64ª posição.
A próxima reunião do Conselho Consultivo da Finep está agendada para dezembro, quando quatro novos conselheiros que não puderam estar presentes na 1º Reunião também tomarão posse.
Os sete novos integrantes do Conselho:
Waldemar Barroso – Finep
Bruno Caldas Aranha – BNDES
Vilson Rosa de Almeida – CNPq
Fábio Guedes Gomes – Confap
Cristiano Heckert - Ministério da Economia
Valter Filho – Ministério da Defesa
Luciene Amaral – Ministério da Saúde