Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep se mantém na lista de estatais federais com melhor avaliação de governança
fechar
Compartilhar

 

sestrosilene

 Rosilene Domingues, superintendente da ACIR, recebe certificado do diretor de Governança e Avaliação de Estatais, Ricardo Faria (esq.), e do Secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Fernando Soares (dir.)

 

A Finep se manteve na lista das 44 empresas estatais com melhor avaliação de gestão empresarial no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Empresas Estatais (IG-SEST). A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no Ministério da Economia no dia 9 de agosto.

A nota da financiadora aumentou de 8,5, em novembro de 2018, para 9,01, nota superior à média geral (8,48).

“A Finep é uma empresa fantástica, quando é demandada em qualquer desafio, cumpre com esmero, dedicação, competência. O novo modelo de governança exigido pelo Governo Federal foi adotado e implementado em alto nível, tanto que a empresa se mantém na lista das estatais com melhor avaliação de governança. Assim, como presidente, gostaria de externar meu orgulho pelo trabalho de todos e um agradecimento a nossos funcionários por demonstrarem ao Governo e à Sociedade que cumprimos a missão com zelo, responsabilidade e qualidade. Parabéns Finep! Sucesso nos Próximos Ciclos!”, comemorou o presidente Waldemar Barroso.

Certificadosest

O quarto ciclo examinou 50 itens, divididos em três dimensões: Gestão, Controle e Auditoria; Transparência das Informações; e Conselhos, Comitês e Diretoria. No próximo, com previsão para 2020, algumas mudanças importantes serão implementadas, como a unificação e simplificação do processo de avaliação; a reformulação da participação da comissão independente; a realização de avaliação anual e não mais semestral; a inclusão de maior número de empresas estatais subsidiárias; e maior atenção à qualidade e efetividade dos mecanismos de governança.

IG-SEST

O Indicador de Governança foi desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) com objetivo de avaliar o cumprimento dos requisitos exigidos da Lei nº 13.303/2016 (Lei de Responsabilidade das Estatais), assim como promover a implementação das melhores práticas de mercado e maior nível de excelência em governança corporativa nas empresas públicas federais. O IG-SEST visa, desta forma, atestar a conformidade em relação aos parâmetros estabelecidos na legislação, a efetividade do funcionamento da estrutura de governança na empresa estatal, além de incentivar a adoção de boas práticas de governança corporativa e aferir o nível de excelência das empresas estatais federais em relação as melhores práticas de mercado.