Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente Waldemar Barroso participa como convidado de evento da Fiesp
fechar
Compartilhar

presidente 2 
Encontro contou com a presença de empresários dos setores de defesa 
e segurança e de pesquisadores das Forças Armadas

 

O Presidente da Finep, General Waldemar Barroso, participou no último dia 6/5 como convidado especial da reunião plenária do Departamento de Defesa e Segurança (Deseg), da Fiesp, realizada na capital paulista. O evento, que acontece uma vez ao mês, congrega empresas dos setores de Defesa e Segurança, além de oficiais das Forças Armadas envolvidos em pesquisa e inovação. Na oportunidade, o presidente apresentou um histórico sobre as iniciativas de apoio da Finep aos dois setores.

Segundo ele, é muito importante que a Finep atue de forma alinhada com as diretrizes estratégicas do Governo Federal, e mais diretamente, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A fala do presidente esteve em total sintonia com a apresentação anterior, realizada pelo General Santa Rosa, Secretário da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República), que apresentou planos estratégicos de governo, vários deles relacionados com as áreas aeroespacial e de defesa, e com total alinhamento com os três roadmaps em elaboração na Finep voltados a esses setores. O presidente também destacou a necessidade de se medir o impacto final das ações da Finep na sociedade, observando melhorias em qualidade de vida, empregos e crescimento econômico.

No decorrer da palestra, o presidente abordou os vários instrumentos utilizados pela Finep para apoio aos setores de defesa e segurança, entre eles as subvenções econômicas, o crédito, convênios com ICTs, e o Fundo de Investimento em parceria com a Embraer. Ao apresentar em números o apoio da Finep a esses setores, o presidente apontou para a grande necessidade de se buscar novos fundos e mecanismos de financiamento às empresas.

Durante o debate, o público presente ao evento abordou questões a respeito de garantia e apoio a pequenas e médias empresas. O General Barroso falou da necessidade de a Finep dividir o risco com o empresário, identificando prováveis soluções, como a subvenção condicional, utilizada pela agência de inovação de Israel, em que os projetos de sucesso proporcionam retorno para o Estado.

Diversas empresas clientes da Finep, como a Avibras, Akaer, Kryptus e Condor, participaram do evento. Também estiveram presentes o superintendente da Área de Inovação 4 da Finep, Coronel Paulo Roberto Costa, o gerente do Departamento Operacional de São Paulo (Desp), William Respondovesk, e os analistas da Finep, José Henrique da Silva Pereira, Eduardo Roveri da Silva e Marcio Yoshihiro Ikegami.