Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep recebe missão do BID
fechar
Compartilhar

 Barroso Bid
(Da esquerda para a direita) Pela Finep, Carlos Gutierrez (DRFC), presidente General Waldemar Barroso,
Mariana Vidal e Luciana Bittencourt (DCAP);pelo BID, Leonardo Fernandes, Vanderleia Radaeli e Leise Estevanato.

 

O presidente da Finep, General Waldemar Barroso, recebeu nesta terça-feira, 26/3, a missão de supervisão técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que veio acompanhar o desdobramento do empréstimo, parte da linha de crédito condicional para projetos de investimento (CCLIP, na sigla em inglês) de US$ 1,5 bilhão para o Brasil, destinado a aumentar a produtividade das empresas brasileiras por meio de mais investimentos privados em inovação.

A apresentação do projeto ao presidente coube à especialista e chefe do projeto no Banco, Vanderleia Radaeli, acompanhada pelo analista de operações, Leonardo da Rosa Fernandes, e pela especialista financeira, Leise Estevanato.

O objetivo específico da missão foi conhecer as novas autoridades da Finep, programar as atividades do projeto, revisar as cláusulas contratuais, estruturar plano de disseminação do conhecimento, avaliar os relatórios de supervisão técnica e financeira e revisar o Regulamento Operacional do Programa (ROP).

O programa foi criado para incrementar investimento em inovação das empresas em setores prioritários, aumentar a adoção de tecnologias em micro, pequenas e médias empresas (MPME) com potencial inovador, facilitar o crescimento de empreendimentos dinâmicos e fortalecer as capacidades institucionais Finep, para o desenho, monitoramento e avaliação de projetos estratégicos.

O presidente da Finep agradeceu a presença da comitiva e confirmou sua participação na assinatura do Memorando de Entendimento para criação da Rede Latino-Americana de Agências de Inovação (ReLAI), que acontece nos dias 10 a 12 de abril em Lima, no Peru.

Sobre a ReLAI

A iniciativa foi da própria Finep que, há dois anos, realizou no Museu do Amanhã, no Rio, em parceria com o BID, o seminário Internacional "Innovation Agencies: The Road Ahead", reunindo representantes de agências de financiamento à C,T&I de nove países - Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai.

Na ocasião, a financiadora propôs ao BID uma reunião para discutir a possibilidade de constituir uma rede latino-americana de agências, capaz de trocar conhecimento e construir iniciativas comuns de apoio à área.

A partir de então, foi sugerido novo encontro em Bogotá, quando o BID anunciou que o processo de constituição da rede poderia ser apresentado ao Banco como um projeto para solicitação de financiamento. A primeira reunião ocorreu em Buenos Aires onde foram aprofundadas as discussões sobre o perfil da ReLAI e o conteúdo do documento que formalizará a adesão das agências nacionais dos nove países à rede, o que acontecerá com a assinatura do Acordo de Cooperação em Lima, no Peru.