Presidente da Finep, General Waldemar Barroso, participa do fórum
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) realiza na próxima quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de março, a primeira edição de 2019 do Fórum Nacional do Confap, em Brasília (DF). A reunião será realizada na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e reunirá presidentes e diretores das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos Estados, além de representantes de agências federais de fomento, como a Finep, ministérios e de organismos internacionais, parceiros do Confap na realização de atividades conjuntas no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
A abertura será realizada a partir das 9 horas e contará com autoridades científicas e políticas. Na oportunidade, será realizada a assinatura do Convênio entre a Finep e Fundações de Amparo à Pesquisa para o início do Programa Tecnova 2, de fomento à inovação por meio de recursos de subvenção econômica.
Haverá ainda mesas com parceiros nacionais incluindo, além do CNPq e da Finep (presença do presidente, o General Waldemar Barroso), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Ministério da Saúde e o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE). Também são esperados representantes da Comissão Europeia e da Conselho Britânico.
Na sexta-feira, dia 15, será realizada, ainda, a eleição da nova gestão que ficará à frente do Confap nos próximos dois anos. A presidente atual, professora Maria Zaira Turchi, foi eleita em março de 2017 e cumpriu seu mandato com uma série de avanços nas políticas de fomento à ciência, tecnologia e inovação, sobretudo nas questões referentes aos acordos com as agências nacionais e internacionais, à internacionalização da pesquisa e os avanços no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O diretor da Finep Wanderley de Souza e o executivo responsável pelos programas descentralizados da empresa, Marcelo Camargo, também comparecerão ao evento.