Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Seminário da Fapeal apresenta resultados do Tecnova em Alagoas
fechar
Compartilhar

 Tecnoval

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) promove, dia 13/11, no auditório do Sebrae, o Seminário Final do Tecnova – Alagoas, programa descentralizado de subvenção (dinheiro não reembolsável) da Finep que ajuda a alavancar microempresas e empresas de pequeno porte que desenvolvam ideias inovadoras.

Os recursos, orçados em R$ 8 milhões, contribuíram para fortalecer equipes de pesquisa e desenvolvimento, além da capacidade criativa de 13 negócios selecionados na chamada do programa. Em média, a duração dos projetos foi de dois anos e meio (2014-2017), tendo alguns deles solicitado prorrogação para finalizar a criação de produtos e serviços tecnológicos em 2018.

Além de “prestação de contas” para a sociedade, no seminário, as empresas contempladas terão a oportunidade de se apresentar para os gestores e público em geral, além de investidores interessados em parcerias.

Destaques

Produtos nutracêuticos são possíveis de serem encontrados nesta lista, como frutos da atividade de pesquisas acadêmicas e práticas empreendedoras: a Apícola Fernão Velho extrai a Própolis Vermelha de Alagoas para elaborar produtos de alta qualidade bioativa. Sua eficiência em inovação e gestão repercutiu tanto que garantiu à apícola levar a etapa nacional do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE), em 2015, na categoria Destaque Inovação.

Porém, é no cenário High Tech que se tem uma assídua participação das ações empresariais locais. A Plus Digital, por exemplo, que desenvolve soluções para comunicação, marketing e negócios, criou uma plataforma de intranet coorporativa, o Linno Plus. O produto levou a Agência a conquistar o MPE 2015 local nas categorias de Serviços de T.I. e de Inovação, e ser finalista deste e outros prêmios por, pelo menos, seis vezes.

Já a Hand Talk se destacou internacionalmente por suas competências inclusivas e humanas. A partir da criação de um mecanismo que traduz texto e voz em língua portuguesa para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), a ferramenta promove a integração social da comunidade surda. Graças a esta atuação, a instituição foi reconhecida internacionalmente por alcançar o título de melhor APP de Inclusão Social, prêmio atribuído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012. O apoio da Fapeal ao Hand Talk começou em 2014, a partir do Edital Tecnova lançado em 2013.